Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Geisa Magela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lélis, Úrsula Adelaide de, Almeida, Cecídia Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8914
Resumo: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que tem por objetivo analisar representações de professoras sobre conteúdos e estratégias formativas propostas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, captando o seu enraizamento na cultura escolar por meio dos processos de objetivação e ancoragem. A análise da realidade indica uma prevalência da leitura deleite como prática voltada para o prazer de ler e a dinamização das atividades na sala de aula, em contraposição ao obscurecimento da alfabetização nas representações das professoras participantes do estudo.
id UNESP-15_6a49ec7d3b77334e1fc47a7ca809ef97
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8914
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAICAlfabetização. Letramento. Leitura de deleite. Cultura escolar. PNAIC.Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que tem por objetivo analisar representações de professoras sobre conteúdos e estratégias formativas propostas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, captando o seu enraizamento na cultura escolar por meio dos processos de objetivação e ancoragem. A análise da realidade indica uma prevalência da leitura deleite como prática voltada para o prazer de ler e a dinamização das atividades na sala de aula, em contraposição ao obscurecimento da alfabetização nas representações das professoras participantes do estudo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/891410.21723/riaee.v12.n1.8914Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 404-421Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 404-4211982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8914/6273Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Geisa MagelaLélis, Úrsula Adelaide deAlmeida, Cecídia Barreto2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8914Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
title Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
spellingShingle Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
Veloso, Geisa Magela
Alfabetização. Letramento. Leitura de deleite. Cultura escolar. PNAIC.
title_short Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
title_full Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
title_fullStr Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
title_full_unstemmed Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
title_sort Leitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC
author Veloso, Geisa Magela
author_facet Veloso, Geisa Magela
Lélis, Úrsula Adelaide de
Almeida, Cecídia Barreto
author_role author
author2 Lélis, Úrsula Adelaide de
Almeida, Cecídia Barreto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Geisa Magela
Lélis, Úrsula Adelaide de
Almeida, Cecídia Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Letramento. Leitura de deleite. Cultura escolar. PNAIC.
topic Alfabetização. Letramento. Leitura de deleite. Cultura escolar. PNAIC.
description Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que tem por objetivo analisar representações de professoras sobre conteúdos e estratégias formativas propostas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, captando o seu enraizamento na cultura escolar por meio dos processos de objetivação e ancoragem. A análise da realidade indica uma prevalência da leitura deleite como prática voltada para o prazer de ler e a dinamização das atividades na sala de aula, em contraposição ao obscurecimento da alfabetização nas representações das professoras participantes do estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8914
10.21723/riaee.v12.n1.8914
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8914
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8914/6273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 404-421
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 404-421
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854965587968