A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
DOI: | 10.21723/riaee.v11.esp2.p911-934 |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8934 |
Resumo: | Este estudo se propôs a analisar como tem se dado a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Foi aplicado um questionário a 13 professores de classe comum atuantes em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que tinham em suas turmas alunos com deficiência. Os resultados demonstraram que a matrícula do aluno com deficiência na classe comum não significa que ele esteja incluído nesta turma, que a concepção dos professores sobre essa inclusão é na maioria das vezes negativa, os professores não se percebem como agentes das mudanças necessárias, reivindicam formação, apoio estrutural, pedagógico e humano. Concluímos que a inclusão escolar faz parte de um movimento que pressupõe mudança de modelo, de estrutura e de política, e se constrói a partir de dentro, com análise crítica do que está posto e reflexão propositiva de para onde vamos. |
id |
UNESP-15_6eaf4a3bbc13ba6d13b3688c83864122 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8934 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
spelling |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professoresInclusão escolarTrabalho docenteEnsino fundamental I.Este estudo se propôs a analisar como tem se dado a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Foi aplicado um questionário a 13 professores de classe comum atuantes em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que tinham em suas turmas alunos com deficiência. Os resultados demonstraram que a matrícula do aluno com deficiência na classe comum não significa que ele esteja incluído nesta turma, que a concepção dos professores sobre essa inclusão é na maioria das vezes negativa, os professores não se percebem como agentes das mudanças necessárias, reivindicam formação, apoio estrutural, pedagógico e humano. Concluímos que a inclusão escolar faz parte de um movimento que pressupõe mudança de modelo, de estrutura e de política, e se constrói a partir de dentro, com análise crítica do que está posto e reflexão propositiva de para onde vamos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893410.21723/riaee.v11.esp2.p911-934Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 911-934Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 911-9341982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8934/5876Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Relma Urel CarboneUehara, Flavia Maria2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8934Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores |
title |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores |
spellingShingle |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores Carneiro, Relma Urel Carbone Inclusão escolar Trabalho docente Ensino fundamental I. Carneiro, Relma Urel Carbone Inclusão escolar Trabalho docente Ensino fundamental I. |
title_short |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores |
title_full |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores |
title_fullStr |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores |
title_full_unstemmed |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores |
title_sort |
A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores |
author |
Carneiro, Relma Urel Carbone |
author_facet |
Carneiro, Relma Urel Carbone Carneiro, Relma Urel Carbone Uehara, Flavia Maria Uehara, Flavia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Uehara, Flavia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Relma Urel Carbone Uehara, Flavia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Trabalho docente Ensino fundamental I. |
topic |
Inclusão escolar Trabalho docente Ensino fundamental I. |
description |
Este estudo se propôs a analisar como tem se dado a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Foi aplicado um questionário a 13 professores de classe comum atuantes em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que tinham em suas turmas alunos com deficiência. Os resultados demonstraram que a matrícula do aluno com deficiência na classe comum não significa que ele esteja incluído nesta turma, que a concepção dos professores sobre essa inclusão é na maioria das vezes negativa, os professores não se percebem como agentes das mudanças necessárias, reivindicam formação, apoio estrutural, pedagógico e humano. Concluímos que a inclusão escolar faz parte de um movimento que pressupõe mudança de modelo, de estrutura e de política, e se constrói a partir de dentro, com análise crítica do que está posto e reflexão propositiva de para onde vamos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8934 10.21723/riaee.v11.esp2.p911-934 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8934 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p911-934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8934/5876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 911-934 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 911-934 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1822179047152549888 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p911-934 |