O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Camila Lourenço
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fiscarelli, Silvio Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936
Resumo: Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O objetivo foi analisar as concepções por parte do professor acerca da profissão docente, da inclusão, o auxílio por parte da equipe gestora e do AEE, concepção de aprendizagem do aluno com deficiência e o contato com a família. Os dados mostraram que muitos avanços foram alcançados no âmbito legal no que diz respeito a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum, porém a realidade da sala de aula ainda é bastante precária, o que dificulta a inclusão efetiva dos alunos com deficiência.
id UNESP-15_b5cdfb9b5265076cf9bf8a762a79f3f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8936
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental IInclusão EscolarEnsino Fundamental IDeficiência IntelectualProfissão Docente.Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O objetivo foi analisar as concepções por parte do professor acerca da profissão docente, da inclusão, o auxílio por parte da equipe gestora e do AEE, concepção de aprendizagem do aluno com deficiência e o contato com a família. Os dados mostraram que muitos avanços foram alcançados no âmbito legal no que diz respeito a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum, porém a realidade da sala de aula ainda é bastante precária, o que dificulta a inclusão efetiva dos alunos com deficiência.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893610.21723/riaee.v11.esp2.p956-968Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-968Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-9681982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936/5879Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorgado, Camila LourençoFiscarelli, Silvio Henrique2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8936Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
title O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
spellingShingle O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
Morgado, Camila Lourenço
Inclusão Escolar
Ensino Fundamental I
Deficiência Intelectual
Profissão Docente.
title_short O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
title_full O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
title_fullStr O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
title_full_unstemmed O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
title_sort O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
author Morgado, Camila Lourenço
author_facet Morgado, Camila Lourenço
Fiscarelli, Silvio Henrique
author_role author
author2 Fiscarelli, Silvio Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Camila Lourenço
Fiscarelli, Silvio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar
Ensino Fundamental I
Deficiência Intelectual
Profissão Docente.
topic Inclusão Escolar
Ensino Fundamental I
Deficiência Intelectual
Profissão Docente.
description Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O objetivo foi analisar as concepções por parte do professor acerca da profissão docente, da inclusão, o auxílio por parte da equipe gestora e do AEE, concepção de aprendizagem do aluno com deficiência e o contato com a família. Os dados mostraram que muitos avanços foram alcançados no âmbito legal no que diz respeito a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum, porém a realidade da sala de aula ainda é bastante precária, o que dificulta a inclusão efetiva dos alunos com deficiência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936
10.21723/riaee.v11.esp2.p956-968
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.p956-968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936/5879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-968
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-968
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854982365184