Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Marilde Beatriz Zorzi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santin Filho, Ourides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões relativas à obra de Piaget e suas possíveis influências no cotidiano escolar, em especial no ensino de Química. Para isso, utilizamos autores cujos trabalhos usam como referência a obra de Piaget, além do próprio autor. Nossa intenção é auxiliar educadores a estabelecer uma relação entre os estudos desse epistemólogo, principalmente aqueles relacionados à Epistemologia Genética e o ensino de Química e de áreas afins. Procuramos também deixar claro que não se pretende reduzir a obra de Piaget a questões escolares, uma vez que ela se constitui em algo muito mais abrangente, além do fato de que os interesses pedagógicos se traduzem em interesses, a princípio, diferentes daqueles que são foco das pesquisas de Piaget. Nesse contexto parece-nos pertinente estender nossas considerações às possíveis contribuições de Piaget aos procedimentos de ensino e aos conhecimentos que os professores devem construir para atuarmos de maneira mais eficiente no processo de formação de nossos alunos. Notemos que tanto a escola quanto os estudos de Piaget apresentam em comum o interesse no desenvolvimento da criança.
id UNESP-15_702309bf84b822b9140ba284060af5ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8180
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de QuímicaEnsino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget.Este artigo apresenta algumas reflexões relativas à obra de Piaget e suas possíveis influências no cotidiano escolar, em especial no ensino de Química. Para isso, utilizamos autores cujos trabalhos usam como referência a obra de Piaget, além do próprio autor. Nossa intenção é auxiliar educadores a estabelecer uma relação entre os estudos desse epistemólogo, principalmente aqueles relacionados à Epistemologia Genética e o ensino de Química e de áreas afins. Procuramos também deixar claro que não se pretende reduzir a obra de Piaget a questões escolares, uma vez que ela se constitui em algo muito mais abrangente, além do fato de que os interesses pedagógicos se traduzem em interesses, a princípio, diferentes daqueles que são foco das pesquisas de Piaget. Nesse contexto parece-nos pertinente estender nossas considerações às possíveis contribuições de Piaget aos procedimentos de ensino e aos conhecimentos que os professores devem construir para atuarmos de maneira mais eficiente no processo de formação de nossos alunos. Notemos que tanto a escola quanto os estudos de Piaget apresentam em comum o interesse no desenvolvimento da criança.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/818010.21723/riaee.v12.n1.8180Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-204Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-2041982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180/6259Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Marilde Beatriz ZorziSantin Filho, Ourides2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8180Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
title Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
spellingShingle Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
Sá, Marilde Beatriz Zorzi
Ensino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget.
title_short Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
title_full Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
title_fullStr Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
title_full_unstemmed Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
title_sort Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
author Sá, Marilde Beatriz Zorzi
author_facet Sá, Marilde Beatriz Zorzi
Santin Filho, Ourides
author_role author
author2 Santin Filho, Ourides
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Marilde Beatriz Zorzi
Santin Filho, Ourides
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget.
topic Ensino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget.
description Este artigo apresenta algumas reflexões relativas à obra de Piaget e suas possíveis influências no cotidiano escolar, em especial no ensino de Química. Para isso, utilizamos autores cujos trabalhos usam como referência a obra de Piaget, além do próprio autor. Nossa intenção é auxiliar educadores a estabelecer uma relação entre os estudos desse epistemólogo, principalmente aqueles relacionados à Epistemologia Genética e o ensino de Química e de áreas afins. Procuramos também deixar claro que não se pretende reduzir a obra de Piaget a questões escolares, uma vez que ela se constitui em algo muito mais abrangente, além do fato de que os interesses pedagógicos se traduzem em interesses, a princípio, diferentes daqueles que são foco das pesquisas de Piaget. Nesse contexto parece-nos pertinente estender nossas considerações às possíveis contribuições de Piaget aos procedimentos de ensino e aos conhecimentos que os professores devem construir para atuarmos de maneira mais eficiente no processo de formação de nossos alunos. Notemos que tanto a escola quanto os estudos de Piaget apresentam em comum o interesse no desenvolvimento da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180
10.21723/riaee.v12.n1.8180
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180/6259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-204
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-204
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854343782400