Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas reflexões relativas à obra de Piaget e suas possíveis influências no cotidiano escolar, em especial no ensino de Química. Para isso, utilizamos autores cujos trabalhos usam como referência a obra de Piaget, além do próprio autor. Nossa intenção é auxiliar educadores a estabelecer uma relação entre os estudos desse epistemólogo, principalmente aqueles relacionados à Epistemologia Genética e o ensino de Química e de áreas afins. Procuramos também deixar claro que não se pretende reduzir a obra de Piaget a questões escolares, uma vez que ela se constitui em algo muito mais abrangente, além do fato de que os interesses pedagógicos se traduzem em interesses, a princípio, diferentes daqueles que são foco das pesquisas de Piaget. Nesse contexto parece-nos pertinente estender nossas considerações às possíveis contribuições de Piaget aos procedimentos de ensino e aos conhecimentos que os professores devem construir para atuarmos de maneira mais eficiente no processo de formação de nossos alunos. Notemos que tanto a escola quanto os estudos de Piaget apresentam em comum o interesse no desenvolvimento da criança. |
id |
UNESP-15_702309bf84b822b9140ba284060af5ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8180 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de QuímicaEnsino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget.Este artigo apresenta algumas reflexões relativas à obra de Piaget e suas possíveis influências no cotidiano escolar, em especial no ensino de Química. Para isso, utilizamos autores cujos trabalhos usam como referência a obra de Piaget, além do próprio autor. Nossa intenção é auxiliar educadores a estabelecer uma relação entre os estudos desse epistemólogo, principalmente aqueles relacionados à Epistemologia Genética e o ensino de Química e de áreas afins. Procuramos também deixar claro que não se pretende reduzir a obra de Piaget a questões escolares, uma vez que ela se constitui em algo muito mais abrangente, além do fato de que os interesses pedagógicos se traduzem em interesses, a princípio, diferentes daqueles que são foco das pesquisas de Piaget. Nesse contexto parece-nos pertinente estender nossas considerações às possíveis contribuições de Piaget aos procedimentos de ensino e aos conhecimentos que os professores devem construir para atuarmos de maneira mais eficiente no processo de formação de nossos alunos. Notemos que tanto a escola quanto os estudos de Piaget apresentam em comum o interesse no desenvolvimento da criança.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/818010.21723/riaee.v12.n1.8180Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-204Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-2041982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180/6259Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Marilde Beatriz ZorziSantin Filho, Ourides2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8180Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química |
title |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química |
spellingShingle |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química Sá, Marilde Beatriz Zorzi Ensino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget. |
title_short |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química |
title_full |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química |
title_fullStr |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química |
title_sort |
Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química |
author |
Sá, Marilde Beatriz Zorzi |
author_facet |
Sá, Marilde Beatriz Zorzi Santin Filho, Ourides |
author_role |
author |
author2 |
Santin Filho, Ourides |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Marilde Beatriz Zorzi Santin Filho, Ourides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget. |
topic |
Ensino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget. |
description |
Este artigo apresenta algumas reflexões relativas à obra de Piaget e suas possíveis influências no cotidiano escolar, em especial no ensino de Química. Para isso, utilizamos autores cujos trabalhos usam como referência a obra de Piaget, além do próprio autor. Nossa intenção é auxiliar educadores a estabelecer uma relação entre os estudos desse epistemólogo, principalmente aqueles relacionados à Epistemologia Genética e o ensino de Química e de áreas afins. Procuramos também deixar claro que não se pretende reduzir a obra de Piaget a questões escolares, uma vez que ela se constitui em algo muito mais abrangente, além do fato de que os interesses pedagógicos se traduzem em interesses, a princípio, diferentes daqueles que são foco das pesquisas de Piaget. Nesse contexto parece-nos pertinente estender nossas considerações às possíveis contribuições de Piaget aos procedimentos de ensino e aos conhecimentos que os professores devem construir para atuarmos de maneira mais eficiente no processo de formação de nossos alunos. Notemos que tanto a escola quanto os estudos de Piaget apresentam em comum o interesse no desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180 10.21723/riaee.v12.n1.8180 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.8180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180/6259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-204 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 190-204 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854343782400 |