Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leão, Andreza Marques de Castro, Scalia, Anne Caroline Mariank Alves, Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715
Resumo: A partir de desenhos de crianças de uma sala de 4ª série do ensino fundamental participantes de um projeto intitulado “Prevenção também se ensina”, no qual foram trabalhadas questões de sexualidade e relações de gênero, os autores refletem sobre as manifestações da sexualidade e dos comportamentos e atitudes de gênero que ocorrem na escola, relacionando-as com a necessidade da educação sexual em uma abordagem crítica e emancipatória, que, no entanto, só poderá ocorrer com o aperfeiçoamento da formação docente.
id UNESP-15_768049ed578d38e5f44f345591a16410
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5715
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantisA partir de desenhos de crianças de uma sala de 4ª série do ensino fundamental participantes de um projeto intitulado “Prevenção também se ensina”, no qual foram trabalhadas questões de sexualidade e relações de gênero, os autores refletem sobre as manifestações da sexualidade e dos comportamentos e atitudes de gênero que ocorrem na escola, relacionando-as com a necessidade da educação sexual em uma abordagem crítica e emancipatória, que, no entanto, só poderá ocorrer com o aperfeiçoamento da formação docente.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/571510.21723/riaee.v7i3.5715Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 133-151Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 133-1511982-55872446-860610.21723/riaee.v7i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715/4446Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana PaulaLeão, Andreza Marques de CastroScalia, Anne Caroline Mariank AlvesRibeiro, Paulo Rennes Marçal2017-11-07T21:01:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5715Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:01:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
spellingShingle Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
Costa, Ana Paula
title_short Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_full Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_fullStr Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_full_unstemmed Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_sort Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
author Costa, Ana Paula
author_facet Costa, Ana Paula
Leão, Andreza Marques de Castro
Scalia, Anne Caroline Mariank Alves
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author_role author
author2 Leão, Andreza Marques de Castro
Scalia, Anne Caroline Mariank Alves
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula
Leão, Andreza Marques de Castro
Scalia, Anne Caroline Mariank Alves
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
description A partir de desenhos de crianças de uma sala de 4ª série do ensino fundamental participantes de um projeto intitulado “Prevenção também se ensina”, no qual foram trabalhadas questões de sexualidade e relações de gênero, os autores refletem sobre as manifestações da sexualidade e dos comportamentos e atitudes de gênero que ocorrem na escola, relacionando-as com a necessidade da educação sexual em uma abordagem crítica e emancipatória, que, no entanto, só poderá ocorrer com o aperfeiçoamento da formação docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715
10.21723/riaee.v7i3.5715
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i3.5715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715/4446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 133-151
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 133-151
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853047742464