Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7034 |
Resumo: | Este estudo fez parte do Pós-doutorado que desenvolvemos na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca – Espanha em 2010, junto ao Professor José Maria Hernández Díaz que ministra a Disciplina História da Educação no Curso de Pedagogia que a instituição oferece. O objetivo desta reflexão é mostrar algumas características do referido curso, tendo em vista evidenciar algumas de suas particularidades e algumas questões que estabelecem relação com os Cursos de Pedagogia do Brasil, produzindo, assim, um documento que seja útil para pesquisas de carácter comparativo e para aprofundamentos sobre a formação de professores. O método foi construído por meio de recursos de natureza quanti-qualitativa (WOODS, 1996; BESSON, 1995): observação participante (EZPELETA; ROCKWELL, 1986; KETELE; ROEGIERS, 1993) e aplicação de um questionário (HEGENBERG, 1976; BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 1995) às turmas do primeiro e terceiro de 2010, totalizando 99 sujeitos: 17 homens e 82 mulheres. As informações entrelaçadas evidenciaram a feminização em tal curso, estabelecendo relação direta com pesquisas brasileiras sobre os mesmos cursos em nosso país. Outro dado, que ainda não foi devidamente verificado no Brasil, diz respeito ao lugar intelectual/social das mulheres no âmbito da sala de aula. Ainda que esse dado seja próprio daquele lugar ele constitui uma chave potente para aprofundamentos sobre a formação de professores e a atuação docente dela derivada. É nesse quesito que reside à potencialidade desta reflexão. |
id |
UNESP-15_77c3fbb4f371fac680a981d9c3abb186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7034 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexõesEste estudo fez parte do Pós-doutorado que desenvolvemos na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca – Espanha em 2010, junto ao Professor José Maria Hernández Díaz que ministra a Disciplina História da Educação no Curso de Pedagogia que a instituição oferece. O objetivo desta reflexão é mostrar algumas características do referido curso, tendo em vista evidenciar algumas de suas particularidades e algumas questões que estabelecem relação com os Cursos de Pedagogia do Brasil, produzindo, assim, um documento que seja útil para pesquisas de carácter comparativo e para aprofundamentos sobre a formação de professores. O método foi construído por meio de recursos de natureza quanti-qualitativa (WOODS, 1996; BESSON, 1995): observação participante (EZPELETA; ROCKWELL, 1986; KETELE; ROEGIERS, 1993) e aplicação de um questionário (HEGENBERG, 1976; BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 1995) às turmas do primeiro e terceiro de 2010, totalizando 99 sujeitos: 17 homens e 82 mulheres. As informações entrelaçadas evidenciaram a feminização em tal curso, estabelecendo relação direta com pesquisas brasileiras sobre os mesmos cursos em nosso país. Outro dado, que ainda não foi devidamente verificado no Brasil, diz respeito ao lugar intelectual/social das mulheres no âmbito da sala de aula. Ainda que esse dado seja próprio daquele lugar ele constitui uma chave potente para aprofundamentos sobre a formação de professores e a atuação docente dela derivada. É nesse quesito que reside à potencialidade desta reflexão.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/703410.21723/riaee.v9i2.7034Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 263-273Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 263-2731982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7034/5044Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marilda daSgobbi, Isabela Vicenzo2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7034Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões |
title |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões |
spellingShingle |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões Silva, Marilda da |
title_short |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões |
title_full |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões |
title_fullStr |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões |
title_full_unstemmed |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões |
title_sort |
Curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca/Espanha (2010): uma chave para reflexões |
author |
Silva, Marilda da |
author_facet |
Silva, Marilda da Sgobbi, Isabela Vicenzo |
author_role |
author |
author2 |
Sgobbi, Isabela Vicenzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marilda da Sgobbi, Isabela Vicenzo |
description |
Este estudo fez parte do Pós-doutorado que desenvolvemos na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca – Espanha em 2010, junto ao Professor José Maria Hernández Díaz que ministra a Disciplina História da Educação no Curso de Pedagogia que a instituição oferece. O objetivo desta reflexão é mostrar algumas características do referido curso, tendo em vista evidenciar algumas de suas particularidades e algumas questões que estabelecem relação com os Cursos de Pedagogia do Brasil, produzindo, assim, um documento que seja útil para pesquisas de carácter comparativo e para aprofundamentos sobre a formação de professores. O método foi construído por meio de recursos de natureza quanti-qualitativa (WOODS, 1996; BESSON, 1995): observação participante (EZPELETA; ROCKWELL, 1986; KETELE; ROEGIERS, 1993) e aplicação de um questionário (HEGENBERG, 1976; BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 1995) às turmas do primeiro e terceiro de 2010, totalizando 99 sujeitos: 17 homens e 82 mulheres. As informações entrelaçadas evidenciaram a feminização em tal curso, estabelecendo relação direta com pesquisas brasileiras sobre os mesmos cursos em nosso país. Outro dado, que ainda não foi devidamente verificado no Brasil, diz respeito ao lugar intelectual/social das mulheres no âmbito da sala de aula. Ainda que esse dado seja próprio daquele lugar ele constitui uma chave potente para aprofundamentos sobre a formação de professores e a atuação docente dela derivada. É nesse quesito que reside à potencialidade desta reflexão. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7034 10.21723/riaee.v9i2.7034 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7034 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i2.7034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7034/5044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 263-273 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 263-273 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853550010368 |