Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Silmara Sartoreto de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bastos, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/448
Resumo: Este estudo busca identificar o perfil educacional dos professores do ensino fundamental das séries iniciais. Seu objetivo é fornecer situações reflexivas onde os professores possam discutir sobre sua própria formação. Os dados foram obtidos a partir das respostas de onze professores de escola pública à um questionário. Também foram realizados encontros quinzenais com esses professores que formaram um Grupo de Trabalho, onde estes encontros foram filmados, transcritos e analisados. Durante a pesquisa verificou-se haver problemas pedagógicos no processo de ensino aprendizagem, no método de ensino adotado, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e na interação entre os alunos quando da construção do conhecimento científico. No final do estudo, entendeu-se que os profissionais pesquisados apresentam falhas em sua formação como professores; não participam de cursos de atualização; e quando enfrentam dificuldades de entendimento em como lidar com algum conteúdo científico com os alunos, os professores pesquisam em livros escolares para sanar suas dúvidas. Os professores também apontaram que os cursos de atualização promovidos pela Diretoria de Ensino são considerados muito teóricos e pouco práticos, e não apresentam nenhuma ligação com o contexto em que os professores estão inseridos.
id UNESP-15_7aff116a6208f5c41dcfa4383d3db3cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/448
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturaisEste estudo busca identificar o perfil educacional dos professores do ensino fundamental das séries iniciais. Seu objetivo é fornecer situações reflexivas onde os professores possam discutir sobre sua própria formação. Os dados foram obtidos a partir das respostas de onze professores de escola pública à um questionário. Também foram realizados encontros quinzenais com esses professores que formaram um Grupo de Trabalho, onde estes encontros foram filmados, transcritos e analisados. Durante a pesquisa verificou-se haver problemas pedagógicos no processo de ensino aprendizagem, no método de ensino adotado, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e na interação entre os alunos quando da construção do conhecimento científico. No final do estudo, entendeu-se que os profissionais pesquisados apresentam falhas em sua formação como professores; não participam de cursos de atualização; e quando enfrentam dificuldades de entendimento em como lidar com algum conteúdo científico com os alunos, os professores pesquisam em livros escolares para sanar suas dúvidas. Os professores também apontaram que os cursos de atualização promovidos pela Diretoria de Ensino são considerados muito teóricos e pouco práticos, e não apresentam nenhuma ligação com o contexto em que os professores estão inseridos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/44810.21723/riaee.v1i2.448Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 217-230Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 217-2301982-55872446-860610.21723/riaee.v1i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/448/327Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Silmara Sartoreto deBastos, Fernando2017-11-07T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/448Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:16:51Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
title Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
spellingShingle Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
Oliveira, Silmara Sartoreto de
title_short Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
title_full Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
title_fullStr Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
title_full_unstemmed Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
title_sort Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais
author Oliveira, Silmara Sartoreto de
author_facet Oliveira, Silmara Sartoreto de
Bastos, Fernando
author_role author
author2 Bastos, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Silmara Sartoreto de
Bastos, Fernando
description Este estudo busca identificar o perfil educacional dos professores do ensino fundamental das séries iniciais. Seu objetivo é fornecer situações reflexivas onde os professores possam discutir sobre sua própria formação. Os dados foram obtidos a partir das respostas de onze professores de escola pública à um questionário. Também foram realizados encontros quinzenais com esses professores que formaram um Grupo de Trabalho, onde estes encontros foram filmados, transcritos e analisados. Durante a pesquisa verificou-se haver problemas pedagógicos no processo de ensino aprendizagem, no método de ensino adotado, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e na interação entre os alunos quando da construção do conhecimento científico. No final do estudo, entendeu-se que os profissionais pesquisados apresentam falhas em sua formação como professores; não participam de cursos de atualização; e quando enfrentam dificuldades de entendimento em como lidar com algum conteúdo científico com os alunos, os professores pesquisam em livros escolares para sanar suas dúvidas. Os professores também apontaram que os cursos de atualização promovidos pela Diretoria de Ensino são considerados muito teóricos e pouco práticos, e não apresentam nenhuma ligação com o contexto em que os professores estão inseridos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/448
10.21723/riaee.v1i2.448
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/448
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i2.448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/448/327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 217-230
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 217-230
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852161695744