A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Celi da Costa Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Magalhães, Celina Maria Colino, Pontes, Fernando Augusto Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879
Resumo: Como a família vem compartilhando a educação e a socialização da criança com creches e pré-escolas, estas instituições afetam-se mutuamente. E a relação entre elas delineia oportunidades desenvolvimentais para todos os envolvidos. Este estudo teve por objetivo conhecer as idéias de mães e professoras acerca da relação crechefamília. A pesquisa foi realizada com 16 mães e 10 professoras usuárias de uma creche pertencente à rede municipal da cidade de Belém. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal. Os dados foram organizados em eixos e os principais resultados apontam que as professoras têm uma visão negativa dos familiares, enquanto as mães têm uma visão positivas das professoras. Quanto à forma e conteúdo da relação, há uma relação bidirecional, pois tanto as professoras quanto os familiares buscam a relação. O conteúdo da relação ultrapassa a solução de problemas imediatos. O tempo destinado para a relação é limitado. Este é apontado como o principal elemento que vem dificultando a promoção da relação da instituição com a família. Desse modo, a relação nesta instituição é limitada e dificulta a ação educativa da creche que necessariamente deve acontecer em parceria com a família.
id UNESP-15_7b040d140f76998ae79b78658f6d2aed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4879
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de crecheComo a família vem compartilhando a educação e a socialização da criança com creches e pré-escolas, estas instituições afetam-se mutuamente. E a relação entre elas delineia oportunidades desenvolvimentais para todos os envolvidos. Este estudo teve por objetivo conhecer as idéias de mães e professoras acerca da relação crechefamília. A pesquisa foi realizada com 16 mães e 10 professoras usuárias de uma creche pertencente à rede municipal da cidade de Belém. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal. Os dados foram organizados em eixos e os principais resultados apontam que as professoras têm uma visão negativa dos familiares, enquanto as mães têm uma visão positivas das professoras. Quanto à forma e conteúdo da relação, há uma relação bidirecional, pois tanto as professoras quanto os familiares buscam a relação. O conteúdo da relação ultrapassa a solução de problemas imediatos. O tempo destinado para a relação é limitado. Este é apontado como o principal elemento que vem dificultando a promoção da relação da instituição com a família. Desse modo, a relação nesta instituição é limitada e dificulta a ação educativa da creche que necessariamente deve acontecer em parceria com a família.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/487910.21723/riaee.v6i2.4879Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 151-169Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 2 (2011); 151-1691982-55872446-860610.21723/riaee.v6i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879/4105Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBahia, Celi da Costa SilvaMagalhães, Celina Maria ColinoPontes, Fernando Augusto Ramos2017-11-07T20:16:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4879Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:16:04Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
title A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
spellingShingle A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
Bahia, Celi da Costa Silva
title_short A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
title_full A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
title_fullStr A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
title_full_unstemmed A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
title_sort A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
author Bahia, Celi da Costa Silva
author_facet Bahia, Celi da Costa Silva
Magalhães, Celina Maria Colino
Pontes, Fernando Augusto Ramos
author_role author
author2 Magalhães, Celina Maria Colino
Pontes, Fernando Augusto Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahia, Celi da Costa Silva
Magalhães, Celina Maria Colino
Pontes, Fernando Augusto Ramos
description Como a família vem compartilhando a educação e a socialização da criança com creches e pré-escolas, estas instituições afetam-se mutuamente. E a relação entre elas delineia oportunidades desenvolvimentais para todos os envolvidos. Este estudo teve por objetivo conhecer as idéias de mães e professoras acerca da relação crechefamília. A pesquisa foi realizada com 16 mães e 10 professoras usuárias de uma creche pertencente à rede municipal da cidade de Belém. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal. Os dados foram organizados em eixos e os principais resultados apontam que as professoras têm uma visão negativa dos familiares, enquanto as mães têm uma visão positivas das professoras. Quanto à forma e conteúdo da relação, há uma relação bidirecional, pois tanto as professoras quanto os familiares buscam a relação. O conteúdo da relação ultrapassa a solução de problemas imediatos. O tempo destinado para a relação é limitado. Este é apontado como o principal elemento que vem dificultando a promoção da relação da instituição com a família. Desse modo, a relação nesta instituição é limitada e dificulta a ação educativa da creche que necessariamente deve acontecer em parceria com a família.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879
10.21723/riaee.v6i2.4879
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v6i2.4879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879/4105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 151-169
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 2 (2011); 151-169
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v6i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852676546560