A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879 |
Resumo: | Como a família vem compartilhando a educação e a socialização da criança com creches e pré-escolas, estas instituições afetam-se mutuamente. E a relação entre elas delineia oportunidades desenvolvimentais para todos os envolvidos. Este estudo teve por objetivo conhecer as idéias de mães e professoras acerca da relação crechefamília. A pesquisa foi realizada com 16 mães e 10 professoras usuárias de uma creche pertencente à rede municipal da cidade de Belém. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal. Os dados foram organizados em eixos e os principais resultados apontam que as professoras têm uma visão negativa dos familiares, enquanto as mães têm uma visão positivas das professoras. Quanto à forma e conteúdo da relação, há uma relação bidirecional, pois tanto as professoras quanto os familiares buscam a relação. O conteúdo da relação ultrapassa a solução de problemas imediatos. O tempo destinado para a relação é limitado. Este é apontado como o principal elemento que vem dificultando a promoção da relação da instituição com a família. Desse modo, a relação nesta instituição é limitada e dificulta a ação educativa da creche que necessariamente deve acontecer em parceria com a família. |
id |
UNESP-15_7b040d140f76998ae79b78658f6d2aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4879 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de crecheComo a família vem compartilhando a educação e a socialização da criança com creches e pré-escolas, estas instituições afetam-se mutuamente. E a relação entre elas delineia oportunidades desenvolvimentais para todos os envolvidos. Este estudo teve por objetivo conhecer as idéias de mães e professoras acerca da relação crechefamília. A pesquisa foi realizada com 16 mães e 10 professoras usuárias de uma creche pertencente à rede municipal da cidade de Belém. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal. Os dados foram organizados em eixos e os principais resultados apontam que as professoras têm uma visão negativa dos familiares, enquanto as mães têm uma visão positivas das professoras. Quanto à forma e conteúdo da relação, há uma relação bidirecional, pois tanto as professoras quanto os familiares buscam a relação. O conteúdo da relação ultrapassa a solução de problemas imediatos. O tempo destinado para a relação é limitado. Este é apontado como o principal elemento que vem dificultando a promoção da relação da instituição com a família. Desse modo, a relação nesta instituição é limitada e dificulta a ação educativa da creche que necessariamente deve acontecer em parceria com a família.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/487910.21723/riaee.v6i2.4879Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 151-169Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 2 (2011); 151-1691982-55872446-860610.21723/riaee.v6i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879/4105Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBahia, Celi da Costa SilvaMagalhães, Celina Maria ColinoPontes, Fernando Augusto Ramos2017-11-07T20:16:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4879Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:16:04Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche |
title |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche |
spellingShingle |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche Bahia, Celi da Costa Silva |
title_short |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche |
title_full |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche |
title_fullStr |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche |
title_full_unstemmed |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche |
title_sort |
A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche |
author |
Bahia, Celi da Costa Silva |
author_facet |
Bahia, Celi da Costa Silva Magalhães, Celina Maria Colino Pontes, Fernando Augusto Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Celina Maria Colino Pontes, Fernando Augusto Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bahia, Celi da Costa Silva Magalhães, Celina Maria Colino Pontes, Fernando Augusto Ramos |
description |
Como a família vem compartilhando a educação e a socialização da criança com creches e pré-escolas, estas instituições afetam-se mutuamente. E a relação entre elas delineia oportunidades desenvolvimentais para todos os envolvidos. Este estudo teve por objetivo conhecer as idéias de mães e professoras acerca da relação crechefamília. A pesquisa foi realizada com 16 mães e 10 professoras usuárias de uma creche pertencente à rede municipal da cidade de Belém. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal. Os dados foram organizados em eixos e os principais resultados apontam que as professoras têm uma visão negativa dos familiares, enquanto as mães têm uma visão positivas das professoras. Quanto à forma e conteúdo da relação, há uma relação bidirecional, pois tanto as professoras quanto os familiares buscam a relação. O conteúdo da relação ultrapassa a solução de problemas imediatos. O tempo destinado para a relação é limitado. Este é apontado como o principal elemento que vem dificultando a promoção da relação da instituição com a família. Desse modo, a relação nesta instituição é limitada e dificulta a ação educativa da creche que necessariamente deve acontecer em parceria com a família. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879 10.21723/riaee.v6i2.4879 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v6i2.4879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4879/4105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 151-169 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 2 (2011); 151-169 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v6i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852676546560 |