Sexualidade e escola: uma discussão necessária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6277 |
Resumo: | O presente artigo parte de uma problematização acerca do tema da sexualidade, bem como da forma como esta é concebida especificamente pela escola. Assim, busca-se explicitar e discutir algumas concepções e conceitos difundidos no decorrer da história sobre a sexualidade humana, e sobre a institucionalização do ensino acerca do assunto, sendo essa oficializada, no Brasil, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998). Para tanto, são expostas ideias e conceitos de diferentes autores/as que tratam do tema, na tentativa de proporcionar aos/às leitores/as a reflexão sobre a forma como a sexualidade vem sendo concebida pelas instituições sociais, em especial, pela escola e sobre as dificuldades encontradas ao trabalhar-se com a temática no âmbito escolar. Tendo como pressuposto que a sexualidade é inerente à vida e considerando o fato de que as concepções do indivíduo a respeito da mesma se fazem ao longo de sua vivência, é de extrema importância a realização de estudos que dizem respeito a como esta questão se dá no espaço escolar. Dessa forma, espera-se que este artigo possa contribuir com os demais estudos e pesquisas realizadas sobre o tema em questão. |
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