A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Helena Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Malusá, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471
Resumo: Este trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais.
id UNESP-15_8f433c304b62756b4ad6e1bc62e0f071
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradiçõesEste trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/647110.21723/riaee.v8i1.6471Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 17-35Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 17-351982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471/4780Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Helena CristinaMalusá, Silvana2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
title A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
spellingShingle A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
Simões, Helena Cristina
title_short A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
title_full A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
title_fullStr A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
title_full_unstemmed A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
title_sort A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
author Simões, Helena Cristina
author_facet Simões, Helena Cristina
Malusá, Silvana
author_role author
author2 Malusá, Silvana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Helena Cristina
Malusá, Silvana
description Este trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471
10.21723/riaee.v8i1.6471
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i1.6471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471/4780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 17-35
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 17-35
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1824500773189320704