A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471 |
Resumo: | Este trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais. |
id |
UNESP-15_8f433c304b62756b4ad6e1bc62e0f071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradiçõesEste trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/647110.21723/riaee.v8i1.6471Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 17-35Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 17-351982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471/4780Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Helena CristinaMalusá, Silvana2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições |
title |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições |
spellingShingle |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições Simões, Helena Cristina |
title_short |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições |
title_full |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições |
title_fullStr |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições |
title_sort |
A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições |
author |
Simões, Helena Cristina |
author_facet |
Simões, Helena Cristina Malusá, Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Malusá, Silvana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Helena Cristina Malusá, Silvana |
description |
Este trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471 10.21723/riaee.v8i1.6471 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i1.6471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471/4780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 17-35 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 17-35 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1824500773189320704 |