Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sathes, Ester Eliane Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256293
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como tema os desafios da docência na contemporaneidade. O trabalho define-se pelo estudo de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e consiste em problematizar os desafios da profissão docente na contemporaneidade, a fim de discutir o papel do professor dentro da sociedade que passa por constantes transformações tecnológicas, transitórias e adversas, exigindo que o mesmo se adapte e desenvolva habilidades de interagir no meio social que atua. Intenciona-se identificar os principais desafios da profissão docente, entender a função social do professor no contexto atual e mapear as mudanças nos desafios e possibilidades da docência provocadas pela pandemia de Covid-19. Tais mudanças tornaram-se eminentes durante o período pandêmico ao qual fomos submetidos, evidenciando que as mesmas são necessárias e possíveis. Para isso, a pesquisa bibliográfica foi realizada no repositório Lume da UFRGS, em articulação com referenciais teóricos sobre a temática, e o filtro utilizado para a busca voltaram-se para ‘desafios da profissão docente’ e ‘pandemia’. Como resultado, foram selecionados oito trabalhos para análise, sendo observadas inspirações para a docência na educação básica, na qual utiliza-se como critério de análise a tríade: 1) desafios da profissão docente 2) possibilidades para a profissão docente e 3) competências para a profissão docente; sob a perspectiva de Moacir Gadotti (2003). Logo, conclui-se que alguns desafios já existentes somam-se aos efeitos da pandemia. Em contrapartida, apesar das dificuldades, o novo formato de ensino proporcionou aos docentes experienciar outras formas de ensinar, resultando em novas apropriações pedagógicas e possibilidades docentes.
id UFRGS-2_7fc612213f6528905266d702c0d163b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256293
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sathes, Ester Eliane RodriguesSantos, Suelen AssunçãoZílio, Cátia2023-03-25T03:30:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/256293001165187O presente trabalho foi desenvolvido a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como tema os desafios da docência na contemporaneidade. O trabalho define-se pelo estudo de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e consiste em problematizar os desafios da profissão docente na contemporaneidade, a fim de discutir o papel do professor dentro da sociedade que passa por constantes transformações tecnológicas, transitórias e adversas, exigindo que o mesmo se adapte e desenvolva habilidades de interagir no meio social que atua. Intenciona-se identificar os principais desafios da profissão docente, entender a função social do professor no contexto atual e mapear as mudanças nos desafios e possibilidades da docência provocadas pela pandemia de Covid-19. Tais mudanças tornaram-se eminentes durante o período pandêmico ao qual fomos submetidos, evidenciando que as mesmas são necessárias e possíveis. Para isso, a pesquisa bibliográfica foi realizada no repositório Lume da UFRGS, em articulação com referenciais teóricos sobre a temática, e o filtro utilizado para a busca voltaram-se para ‘desafios da profissão docente’ e ‘pandemia’. Como resultado, foram selecionados oito trabalhos para análise, sendo observadas inspirações para a docência na educação básica, na qual utiliza-se como critério de análise a tríade: 1) desafios da profissão docente 2) possibilidades para a profissão docente e 3) competências para a profissão docente; sob a perspectiva de Moacir Gadotti (2003). Logo, conclui-se que alguns desafios já existentes somam-se aos efeitos da pandemia. Em contrapartida, apesar das dificuldades, o novo formato de ensino proporcionou aos docentes experienciar outras formas de ensinar, resultando em novas apropriações pedagógicas e possibilidades docentes.The present work was developed from the Degree course in Pedagogy and has as its theme the challenges of teaching in contemporary times. The work is defined by the study of a bibliographical research of qualitative and exploratory approach and consists of problematizing the challenges of the teaching profession in contemporaneity in order to discuss the role of the teacher within society that goes through constant technological, transitory and adverse transformations, requiring it to adapt and develop skills to interact in the social environment that operates. It is intended to identify the main challenges of the teaching profession, understand the social function of the teacher in the current context and map the changes in the challenges and possibilities of teaching caused by the Covid-19 pandemic. Such changes became eminent during the pandemic period to which we were submitted, evidencing that they are necessary and possible. For this, the bibliographic research was carried out in the UFRGS’ Lume repository in conjunction with theoretical references on the theme and the filter used for the search turned to 'challenges of the teaching profession' and 'pandemic'. As a result, eight papers were selected for analysis, and inspirations for teaching in basic education will be observed, in which the triad will be used as an analysis criterion: 1) challenges of the teaching profession, 2) possibilities for the teaching profession and 3) competencies for the teaching profession; from the perspective of Moacir Gadotti (2003). Therefore, it is concluded that some existing challenges have added to the effects of the pandemic. On the other hand, despite the difficulties, the new teaching format provided teachers with other ways of teaching, resulting in new pedagogical appropriations and possibilities.application/pdfporDocênciaTeachingPandemicChallengesPossibilitiesSkillsDesafios e contradições da profissão docente na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165187.pdf.txt001165187.pdf.txtExtracted Texttext/plain91623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/2/001165187.pdf.txt566623733dfafeee071fec79e272b5b0MD52ORIGINAL001165187.pdfTexto completoapplication/pdf519197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/1/001165187.pdfca70119696c4ea3eedcc6f6f8e8fb20aMD5110183/2562932023-03-26 03:23:08.060121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-26T06:23:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
title Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
spellingShingle Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
Sathes, Ester Eliane Rodrigues
Docência
Teaching
Pandemic
Challenges
Possibilities
Skills
title_short Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
title_full Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
title_fullStr Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
title_full_unstemmed Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
title_sort Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
author Sathes, Ester Eliane Rodrigues
author_facet Sathes, Ester Eliane Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sathes, Ester Eliane Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Suelen Assunção
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zílio, Cátia
contributor_str_mv Santos, Suelen Assunção
Zílio, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
topic Docência
Teaching
Pandemic
Challenges
Possibilities
Skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Pandemic
Challenges
Possibilities
Skills
description O presente trabalho foi desenvolvido a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como tema os desafios da docência na contemporaneidade. O trabalho define-se pelo estudo de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e consiste em problematizar os desafios da profissão docente na contemporaneidade, a fim de discutir o papel do professor dentro da sociedade que passa por constantes transformações tecnológicas, transitórias e adversas, exigindo que o mesmo se adapte e desenvolva habilidades de interagir no meio social que atua. Intenciona-se identificar os principais desafios da profissão docente, entender a função social do professor no contexto atual e mapear as mudanças nos desafios e possibilidades da docência provocadas pela pandemia de Covid-19. Tais mudanças tornaram-se eminentes durante o período pandêmico ao qual fomos submetidos, evidenciando que as mesmas são necessárias e possíveis. Para isso, a pesquisa bibliográfica foi realizada no repositório Lume da UFRGS, em articulação com referenciais teóricos sobre a temática, e o filtro utilizado para a busca voltaram-se para ‘desafios da profissão docente’ e ‘pandemia’. Como resultado, foram selecionados oito trabalhos para análise, sendo observadas inspirações para a docência na educação básica, na qual utiliza-se como critério de análise a tríade: 1) desafios da profissão docente 2) possibilidades para a profissão docente e 3) competências para a profissão docente; sob a perspectiva de Moacir Gadotti (2003). Logo, conclui-se que alguns desafios já existentes somam-se aos efeitos da pandemia. Em contrapartida, apesar das dificuldades, o novo formato de ensino proporcionou aos docentes experienciar outras formas de ensinar, resultando em novas apropriações pedagógicas e possibilidades docentes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-25T03:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165187
url http://hdl.handle.net/10183/256293
identifier_str_mv 001165187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/2/001165187.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/1/001165187.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 566623733dfafeee071fec79e272b5b0
ca70119696c4ea3eedcc6f6f8e8fb20a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224655903653888