Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/431 |
Resumo: | O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas, cujo objetivo foi fazer um estudo crítico sobre a formação docente, partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Buscamos pelo ser professor no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador, e a importância da Universidade nesse processo. O referencial teórico fundamentou-se em estudos e pesquisas sobre a prática reflexiva na formação docente no Brasil e no mundo, de forma a interpretar dialeticamente a realidade educacional, possibilitando, assim, diante das inúmeras críticas ao paradigma da racionalidade técnica, compreender o papel da reflexão no desenvolvimento profissional do professor, bem como as possibilidades de mudança. |
id |
UNESP-15_913f3a50a8e630b1e7ddee7e6ac161d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/431 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceitoO presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas, cujo objetivo foi fazer um estudo crítico sobre a formação docente, partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Buscamos pelo ser professor no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador, e a importância da Universidade nesse processo. O referencial teórico fundamentou-se em estudos e pesquisas sobre a prática reflexiva na formação docente no Brasil e no mundo, de forma a interpretar dialeticamente a realidade educacional, possibilitando, assim, diante das inúmeras críticas ao paradigma da racionalidade técnica, compreender o papel da reflexão no desenvolvimento profissional do professor, bem como as possibilidades de mudança.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/43110.21723/riaee.v1i1.431Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 54-63Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 54-631982-55872446-860610.21723/riaee.v1i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/431/311Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPetrilli, Silvia Regina PinceratoCamargo, Dulce Maria Pompêo2017-11-07T18:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/431Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:06:53Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito |
title |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito |
spellingShingle |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito Petrilli, Silvia Regina Pincerato |
title_short |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito |
title_full |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito |
title_fullStr |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito |
title_full_unstemmed |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito |
title_sort |
Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito |
author |
Petrilli, Silvia Regina Pincerato |
author_facet |
Petrilli, Silvia Regina Pincerato Camargo, Dulce Maria Pompêo |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Dulce Maria Pompêo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petrilli, Silvia Regina Pincerato Camargo, Dulce Maria Pompêo |
description |
O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas, cujo objetivo foi fazer um estudo crítico sobre a formação docente, partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Buscamos pelo ser professor no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador, e a importância da Universidade nesse processo. O referencial teórico fundamentou-se em estudos e pesquisas sobre a prática reflexiva na formação docente no Brasil e no mundo, de forma a interpretar dialeticamente a realidade educacional, possibilitando, assim, diante das inúmeras críticas ao paradigma da racionalidade técnica, compreender o papel da reflexão no desenvolvimento profissional do professor, bem como as possibilidades de mudança. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/431 10.21723/riaee.v1i1.431 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/431 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v1i1.431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/431/311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 54-63 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 54-63 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v1i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852137578496 |