A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrilli, Silvia Regina Pincerato
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15318
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores faz um estudo crítico sobre a formação docente partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Busca pelo ser professora no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço de professoras da Educação Infantil, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador e a importância da Universidade no processo de formação. Uma pesquisa participante que optou pela reconstituição das histórias da formação docente por meio da escrita dos memoriais, revelando que, ao longo do exercício da sua profissão, as professoras vão construindo representações a partir da relação afeto-trabalho num espaço único e ao mesmo tempo público marcado pela condição feminina, regido pelas relações sociais, legais e regimentais. A análise, nos permitiu compreender que, as transformações das práticas docentes só se efetivarão a medida em que os professores ampliarem e tomarem consciência da sua própria prática, envolvida num complexo mecanismo político, social, cultural, que, direta ou indiretamente interferem na sua atividade docente. Políticas de formação inicial e continuada que escondem seus reais interesses, não revelando que, o que está em jogo, é a adequação das instituições sociais às características do processo de produção do capital, que desconsidera seus reais personagens e contextos históricos.
id PUC_CAMP-5_24c8611eb04cdcec0e4f0b83399724b9
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15318
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuadaThe reflexive attitude in the teaching formation process: the initial and constant formation policiesformação docenteprática reflexivarealidade educacionalteaching formationreflexive attitudeeducational realityA presente pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores faz um estudo crítico sobre a formação docente partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Busca pelo ser professora no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço de professoras da Educação Infantil, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador e a importância da Universidade no processo de formação. Uma pesquisa participante que optou pela reconstituição das histórias da formação docente por meio da escrita dos memoriais, revelando que, ao longo do exercício da sua profissão, as professoras vão construindo representações a partir da relação afeto-trabalho num espaço único e ao mesmo tempo público marcado pela condição feminina, regido pelas relações sociais, legais e regimentais. A análise, nos permitiu compreender que, as transformações das práticas docentes só se efetivarão a medida em que os professores ampliarem e tomarem consciência da sua própria prática, envolvida num complexo mecanismo político, social, cultural, que, direta ou indiretamente interferem na sua atividade docente. Políticas de formação inicial e continuada que escondem seus reais interesses, não revelando que, o que está em jogo, é a adequação das instituições sociais às características do processo de produção do capital, que desconsidera seus reais personagens e contextos históricos.This current research, developed at the Teaching, Society and Culture Laboratory (LESC) and inserted into the university s research s line, graduation and formation of teachers, brings a critical study about the teacher s formation, starting from the wide dissemination and appropriation of the teacher s concepts and the reflexive attitude. It also talks about being a teacher in a group of constant formation at primary schools, trying to understand the role of this constant formation, what the teachers learn day-byday during the teaching formation process and the importance of the university in this formation process. It s an experiment which opted for the reconstitution of the stories about the teaching formation, through the writing of memorials, revealing that, throughout the exercise of their profession, the teachers have been behaving influenced by the affection-work atmosphere in a single scenery but at the same time it is marked by the feminine behaviour and ruled by the social, legal and regimental relations. This analysis allowed us to understand that the changes of the teachers attitudes will only be accomplished when the teachers extend and get conscious about their own actions, involved in a complex political, social and cultural mechanism which, direct or indirectly, can interfere on their professional life. It also showed us that the initial and constant formation policies hide its real interests because they don t reveal that, what is really important, is the adequacy of the social institutions to the features of the making-money process which disrespect its real characters and historical contexts.PUC-CampinasCamargo, Dulce Maria Pompêo dePontifícia Universidade Católica de CampinasPetrilli, Silvia Regina Pincerato2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153187800367712532641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15318Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
The reflexive attitude in the teaching formation process: the initial and constant formation policies
title A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
spellingShingle A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
Petrilli, Silvia Regina Pincerato
formação docente
prática reflexiva
realidade educacional
teaching formation
reflexive attitude
educational reality
title_short A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
title_full A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
title_fullStr A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
title_full_unstemmed A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
title_sort A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
author Petrilli, Silvia Regina Pincerato
author_facet Petrilli, Silvia Regina Pincerato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Petrilli, Silvia Regina Pincerato
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
prática reflexiva
realidade educacional
teaching formation
reflexive attitude
educational reality
topic formação docente
prática reflexiva
realidade educacional
teaching formation
reflexive attitude
educational reality
description A presente pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores faz um estudo crítico sobre a formação docente partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Busca pelo ser professora no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço de professoras da Educação Infantil, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador e a importância da Universidade no processo de formação. Uma pesquisa participante que optou pela reconstituição das histórias da formação docente por meio da escrita dos memoriais, revelando que, ao longo do exercício da sua profissão, as professoras vão construindo representações a partir da relação afeto-trabalho num espaço único e ao mesmo tempo público marcado pela condição feminina, regido pelas relações sociais, legais e regimentais. A análise, nos permitiu compreender que, as transformações das práticas docentes só se efetivarão a medida em que os professores ampliarem e tomarem consciência da sua própria prática, envolvida num complexo mecanismo político, social, cultural, que, direta ou indiretamente interferem na sua atividade docente. Políticas de formação inicial e continuada que escondem seus reais interesses, não revelando que, o que está em jogo, é a adequação das instituições sociais às características do processo de produção do capital, que desconsidera seus reais personagens e contextos históricos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-21
2022-02-16T18:12:03Z
2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15318
7800367712532641
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15318
identifier_str_mv 7800367712532641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210238382702592