Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
DOI: | 10.21723/riaee.v10i4.6219 |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6219 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado na Sala de Recursos Multifuncional. Procuramos identificar as atribuições do professor do AEE e a formação direcionada a este profissional. A partir de 2008, este serviço é posto em evidência nas normativas e apresenta centralidade enquanto apoio para a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Consideramos que a formação direcionada ao professor, como forma de atualizá-lo ao trabalho no AEE, ainda é insuficiente. Além disso, constatamos que, assim como ocorre com os dos demais professores, a formação apresenta características que denotam superficialidade, com adesão à modalidade de ensino a distância. Tendo como parâmetro a Teoria Histórico-Cultural, compreendemos a relevância do investimento em uma formação consistente que instrumentalize o professor, ademais a partir deste referencial ressaltamos a relevância da ação docente, enquanto mediação para o processo de escolarização dos alunos. |
id |
UNESP-15_92d0d3d69a61aaaed061c72cf9f1ce0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6219 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
spelling |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializadoO presente artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado na Sala de Recursos Multifuncional. Procuramos identificar as atribuições do professor do AEE e a formação direcionada a este profissional. A partir de 2008, este serviço é posto em evidência nas normativas e apresenta centralidade enquanto apoio para a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Consideramos que a formação direcionada ao professor, como forma de atualizá-lo ao trabalho no AEE, ainda é insuficiente. Além disso, constatamos que, assim como ocorre com os dos demais professores, a formação apresenta características que denotam superficialidade, com adesão à modalidade de ensino a distância. Tendo como parâmetro a Teoria Histórico-Cultural, compreendemos a relevância do investimento em uma formação consistente que instrumentalize o professor, ademais a partir deste referencial ressaltamos a relevância da ação docente, enquanto mediação para o processo de escolarização dos alunos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/621910.21723/riaee.v10i4.6219Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1186-1198Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1186-11981982-55872446-860610.21723/riaee.v10i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6219/5577Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPertile, Eliane BrunettoRossetto, Elisabeth2017-11-09T12:19:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6219Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado |
title |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado Pertile, Eliane Brunetto Pertile, Eliane Brunetto |
title_short |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado |
title_full |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado |
title_sort |
Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado |
author |
Pertile, Eliane Brunetto |
author_facet |
Pertile, Eliane Brunetto Pertile, Eliane Brunetto Rossetto, Elisabeth Rossetto, Elisabeth |
author_role |
author |
author2 |
Rossetto, Elisabeth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pertile, Eliane Brunetto Rossetto, Elisabeth |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado na Sala de Recursos Multifuncional. Procuramos identificar as atribuições do professor do AEE e a formação direcionada a este profissional. A partir de 2008, este serviço é posto em evidência nas normativas e apresenta centralidade enquanto apoio para a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Consideramos que a formação direcionada ao professor, como forma de atualizá-lo ao trabalho no AEE, ainda é insuficiente. Além disso, constatamos que, assim como ocorre com os dos demais professores, a formação apresenta características que denotam superficialidade, com adesão à modalidade de ensino a distância. Tendo como parâmetro a Teoria Histórico-Cultural, compreendemos a relevância do investimento em uma formação consistente que instrumentalize o professor, ademais a partir deste referencial ressaltamos a relevância da ação docente, enquanto mediação para o processo de escolarização dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6219 10.21723/riaee.v10i4.6219 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6219 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i4.6219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6219/5577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1186-1198 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1186-1198 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1822179041005797377 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21723/riaee.v10i4.6219 |