A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Dalma Persia Nelly Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Malusá, Silvana, Melo, Geovana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6778
Resumo: A questão da formação de professores, a estrutura do conhecimento pedagógico tem sido temas frequentes nos debates em todo o país. Dessa maneira, tivemos como questionamento como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em inicio de carreira na educação superior? E ainda, quais as possíveis dificuldades encontradas frente a sua prática pedagógica? Objetivamos investigar como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em início de carreira na educação superior, bem como registrar e discutir as possíveis dificuldades encontradas por esses profissionais frente a sua prática pedagógica. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além da realização de questionários e entrevistas reflexivas junto aos professores recém-concursados de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A pesquisa demonstrou que a constituição da docência relaciona-se às condições objetivas e subjetivas. Assim, configura-se como um desafio à docência universitária a ampliação de estratégias formativas que sejam organizadas de forma sistemática no decorrer da trajetória profissional do professor.
id UNESP-15_96d307029c5f65fb13af67c3f51c040d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6778
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissionalA questão da formação de professores, a estrutura do conhecimento pedagógico tem sido temas frequentes nos debates em todo o país. Dessa maneira, tivemos como questionamento como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em inicio de carreira na educação superior? E ainda, quais as possíveis dificuldades encontradas frente a sua prática pedagógica? Objetivamos investigar como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em início de carreira na educação superior, bem como registrar e discutir as possíveis dificuldades encontradas por esses profissionais frente a sua prática pedagógica. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além da realização de questionários e entrevistas reflexivas junto aos professores recém-concursados de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A pesquisa demonstrou que a constituição da docência relaciona-se às condições objetivas e subjetivas. Assim, configura-se como um desafio à docência universitária a ampliação de estratégias formativas que sejam organizadas de forma sistemática no decorrer da trajetória profissional do professor.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/677810.21723/riaee.v10i1.6778Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 112-128Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 112-1281982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6778/5354Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Dalma Persia Nelly AlvesMalusá, SilvanaMelo, Geovana2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6778Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
title A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
spellingShingle A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
Nunes, Dalma Persia Nelly Alves
title_short A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
title_full A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
title_fullStr A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
title_full_unstemmed A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
title_sort A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional
author Nunes, Dalma Persia Nelly Alves
author_facet Nunes, Dalma Persia Nelly Alves
Malusá, Silvana
Melo, Geovana
author_role author
author2 Malusá, Silvana
Melo, Geovana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Dalma Persia Nelly Alves
Malusá, Silvana
Melo, Geovana
description A questão da formação de professores, a estrutura do conhecimento pedagógico tem sido temas frequentes nos debates em todo o país. Dessa maneira, tivemos como questionamento como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em inicio de carreira na educação superior? E ainda, quais as possíveis dificuldades encontradas frente a sua prática pedagógica? Objetivamos investigar como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em início de carreira na educação superior, bem como registrar e discutir as possíveis dificuldades encontradas por esses profissionais frente a sua prática pedagógica. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além da realização de questionários e entrevistas reflexivas junto aos professores recém-concursados de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A pesquisa demonstrou que a constituição da docência relaciona-se às condições objetivas e subjetivas. Assim, configura-se como um desafio à docência universitária a ampliação de estratégias formativas que sejam organizadas de forma sistemática no decorrer da trajetória profissional do professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6778
10.21723/riaee.v10i1.6778
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6778
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.6778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6778/5354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 112-128
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 112-128
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853499678720