A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Geovana Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo, Malusá, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17676
Resumo: O objetivo do estudo foi apreender o processo de socialização profissional dos professores ingressantes na carreira do magistério superior. O pouco preparo específico para o exercício da docência que os cursos de Pós-Graduação stricto sensu proporcionam aos professores é amplamente conhecido e insere-se no antigo problema da formação do pesquisador versus professor. Tendo em vista esta recorrente constatação, questionamos: Como os novos professores socializam-se profissionalmente? O estudo foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa e envolveu duas etapas: uma teórico-bibliográfica e a outra pesquisa de campo. A pesquisa demonstra que os problemas enfrentados pelos docentes referem-se, principalmente, à organização dos espaços de ensino-aprendizagem. Em resposta aos desafios colocados pelo estudo é que evidenciamos a importância da discussão coletiva, do espaço fecundo a ser criado no interior da Instituição para o processo de criação de um Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional Docente. ReferênciasABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR.14.724. 3. ed., 17.03.2011, válida a partir de 17.04.2011. Brasília, 2011.ALARCÃO, Isabel (org.). Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.ANASTASIOU, L. das G. C. Construindo a docência na Educação Superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos.In: ROSA, D.E. G. & SOUZA, V.C. (orgs.) Didáticas e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, N.68. Campinas: CEDES. Dez, 1999, p.301- 309.BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.BOGDAN, Roberto e BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Trad. Maria João Alvarez, Sara B. Santos e Telmo Baptista. Porto: Porto, 1994.CARROLO, C. Formação e identidade profissional dos professores. In: ESTRELA, M. T. (Org.) Viver e construir a profissão docente. Lisboa: Porto, 1997.CERVO, Amado Luiz. BERVIAN, P. A. SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.ENGUITA, Mariano Fernandes. De la democratización ao professionalismo. Educación y sociedad, n.11, p.23-44, 2001.FRANCO, Maria Laura. Análise do Conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto, Portugal: Porto, 1999.GARCIA, M. M. A; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n. 1, p. 45-56, mar. 2005.GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí - RS: UNIJUÍ, 1988.GUIMARÃES, Valter Soares. Saberes docentes e identidade profissional: A formação de professores na Universidade Federal de Goiás. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001._____. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. Campinas/SP: Papirus, 2004.IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e Formação de Professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G. e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002, pp. 53-80.LÃœDKE, Menga (Coor.) et al. O professor e a pesquisa. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004. 112 p.____________; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docente. Revista Educação e Sociedade. Campinas: vol. 25, n.89, set./dez. 2004. p. 1159-1180.PIMENTA, S. G. . Pesquisa e Formação de Professores: Contextualização Histórica e Epistemológica de um Projeto Integrado. In: Valter Soares Guimarães. (Org.). Formação para o mercado ou para a autonomia? O papel da Universidade. São Paulo: Papirus, 2006. p. 67-89._____ (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.PIMENTA, Selma G e ANASTASIOU, Lea. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).RAMALHO, B.; NUÑEZ, I., y GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Tradução. Beatriz Afonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. Original em espanhol.SZYMANSKI, H. .A Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano, 2002.TARDIF, M. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.______. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. ANPED, nº 13, 2000, pp. 5-23_____. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem 288 do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, nº 73, p. 209-244, dezembro, 2000.TEIXEIRA, Geovana F. Melo. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico de SENAC: a revista da Educação profissional, Rio de Janeiro, v. 35, n.1, p. 29-37, janeiro/abril 2009.Data de registro: 30/07/2012Data de aceite: 19/09/2012
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O professor e a pesquisa. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004. 112 p.____________; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docente. Revista Educação e Sociedade. Campinas: vol. 25, n.89, set./dez. 2004. p. 1159-1180.PIMENTA, S. G. . Pesquisa e Formação de Professores: Contextualização Histórica e Epistemológica de um Projeto Integrado. In: Valter Soares Guimarães. (Org.). Formação para o mercado ou para a autonomia? O papel da Universidade. São Paulo: Papirus, 2006. p. 67-89._____ (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.PIMENTA, Selma G e ANASTASIOU, Lea. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).RAMALHO, B.; NUÑEZ, I., y GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Tradução. Beatriz Afonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 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Em resposta aos desafios colocados pelo estudo é que evidenciamos a importância da discussão coletiva, do espaço fecundo a ser criado no interior da Instituição para o processo de criação de um Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional Docente. ReferênciasABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR.14.724. 3. ed., 17.03.2011, válida a partir de 17.04.2011. Brasília, 2011.ALARCÃO, Isabel (org.). Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.ANASTASIOU, L. das G. C. Construindo a docência na Educação Superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos.In: ROSA, D.E. G. & SOUZA, V.C. (orgs.) Didáticas e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, N.68. Campinas: CEDES. Dez, 1999, p.301- 309.BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero e Augusto Pinheiro. 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