Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Francismara Neves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7010
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios envolvidos no ensinar e aprender no contexto da gestão escolar de programas voltados para o apoio à aprendizagem. Com base nas contribuições de Charlot (2000), Lahire (1997), Arroyo (2000), Bahia (2012) e Sawaia (2002) sobre o tema do aprender/não aprender na escola, construímos um roteiro de entrevista semiestruturado para atender ao objetivo proposto. A pesquisa, que se caracteriza por um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, conforme Cervo (2007) foi realizada em cinco escolas na cidade de Londrina – PR e envolveu oito pedagogos. Dentre os resultados obtidos, destacamos: a abertura da Sala de Apoio é considerada muito significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos que não têm o rendimento esperado. Tais alunos são usualmente identificados como portadores de dificuldades de aprendizagem, entretanto, por vezes, o desempenho insatisfatório é diagnosticado como resultante de problemas do ensino, formação insuficiente dos professores para a realidade atual, pouco envolvimento das famílias e falta de recursos. O programa provoca várias alterações no cotidiano escolar: rearranjo do espaço e novos materiais – e instaura a necessidade de novas formas de trabalho entre os agentes envolvidos sem que se tenham adequadas condições de realizá-las.
id UNESP-15_98621e834f52efe09cf36260b7e8c1d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7010
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolarEste trabalho tem como objetivo compreender os desafios envolvidos no ensinar e aprender no contexto da gestão escolar de programas voltados para o apoio à aprendizagem. Com base nas contribuições de Charlot (2000), Lahire (1997), Arroyo (2000), Bahia (2012) e Sawaia (2002) sobre o tema do aprender/não aprender na escola, construímos um roteiro de entrevista semiestruturado para atender ao objetivo proposto. A pesquisa, que se caracteriza por um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, conforme Cervo (2007) foi realizada em cinco escolas na cidade de Londrina – PR e envolveu oito pedagogos. Dentre os resultados obtidos, destacamos: a abertura da Sala de Apoio é considerada muito significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos que não têm o rendimento esperado. Tais alunos são usualmente identificados como portadores de dificuldades de aprendizagem, entretanto, por vezes, o desempenho insatisfatório é diagnosticado como resultante de problemas do ensino, formação insuficiente dos professores para a realidade atual, pouco envolvimento das famílias e falta de recursos. O programa provoca várias alterações no cotidiano escolar: rearranjo do espaço e novos materiais – e instaura a necessidade de novas formas de trabalho entre os agentes envolvidos sem que se tenham adequadas condições de realizá-las.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/701010.21723/riaee.v9i3.7010Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 698-717Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 698-7171982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7010/5308Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessToscano, CarlosOliveira, Francismara Neves de2017-11-08T19:05:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7010Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:17Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
title Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
spellingShingle Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
Toscano, Carlos
title_short Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
title_full Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
title_fullStr Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
title_full_unstemmed Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
title_sort Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
author Toscano, Carlos
author_facet Toscano, Carlos
Oliveira, Francismara Neves de
author_role author
author2 Oliveira, Francismara Neves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Carlos
Oliveira, Francismara Neves de
description Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios envolvidos no ensinar e aprender no contexto da gestão escolar de programas voltados para o apoio à aprendizagem. Com base nas contribuições de Charlot (2000), Lahire (1997), Arroyo (2000), Bahia (2012) e Sawaia (2002) sobre o tema do aprender/não aprender na escola, construímos um roteiro de entrevista semiestruturado para atender ao objetivo proposto. A pesquisa, que se caracteriza por um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, conforme Cervo (2007) foi realizada em cinco escolas na cidade de Londrina – PR e envolveu oito pedagogos. Dentre os resultados obtidos, destacamos: a abertura da Sala de Apoio é considerada muito significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos que não têm o rendimento esperado. Tais alunos são usualmente identificados como portadores de dificuldades de aprendizagem, entretanto, por vezes, o desempenho insatisfatório é diagnosticado como resultante de problemas do ensino, formação insuficiente dos professores para a realidade atual, pouco envolvimento das famílias e falta de recursos. O programa provoca várias alterações no cotidiano escolar: rearranjo do espaço e novos materiais – e instaura a necessidade de novas formas de trabalho entre os agentes envolvidos sem que se tenham adequadas condições de realizá-las.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7010
10.21723/riaee.v9i3.7010
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7010
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i3.7010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7010/5308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 698-717
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 698-717
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853542670336