Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertani, Iris Fenner
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2682
Resumo: Elaborou-se sistemática de intervenções sobre a compreensão da saúde pública como questão social por meio da criação de espaço de compartilhamento com a comunidade. Iniciou-se a construção do ensinamento participativo entre a população, profissionais e acadêmicos a respeito dos mitos e realidades sobre o conhecimento empírico e o científico na área da saúde pública no município de Franca e região. O objetivo foi proporcionar a experiência do debate crítico sobre as questões da saúde como objeto concreto, introduzindo como esforço consciente, a reflexão dos determinantes sociais e o ideário ético-político, vinculados à definição de saúde como vida. Os pesquisadores prepararam-se para o trabalho de condução não-diretiva para a coordenação de cada debate. Realizaram reuniões mensais, divulgadas por cartazes afixados na Universidade e nas Unidades de Saúde de Franca. As contribuições construídas para o estudo da questão da saúde enfocaram-na mais como um produto social do que uma adversidade biológica. As avaliações positivas ao fim de cada conversa e as sugestões temáticas para os próximos encontros apontavam que o trabalho estava no caminho certo e que devia prosseguir. Podese dizer que foi possível o abandono relativo de certezas ao submetê-las a novas compreensões.
id UNESP-15_9938f6aad533979a2dd8e8980d6c3f7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2682
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúdeSaúdeParticipaçãoSistema Único da SaúdeMetodologiaGrupos abertosDialéticaElaborou-se sistemática de intervenções sobre a compreensão da saúde pública como questão social por meio da criação de espaço de compartilhamento com a comunidade. Iniciou-se a construção do ensinamento participativo entre a população, profissionais e acadêmicos a respeito dos mitos e realidades sobre o conhecimento empírico e o científico na área da saúde pública no município de Franca e região. O objetivo foi proporcionar a experiência do debate crítico sobre as questões da saúde como objeto concreto, introduzindo como esforço consciente, a reflexão dos determinantes sociais e o ideário ético-político, vinculados à definição de saúde como vida. Os pesquisadores prepararam-se para o trabalho de condução não-diretiva para a coordenação de cada debate. Realizaram reuniões mensais, divulgadas por cartazes afixados na Universidade e nas Unidades de Saúde de Franca. As contribuições construídas para o estudo da questão da saúde enfocaram-na mais como um produto social do que uma adversidade biológica. As avaliações positivas ao fim de cada conversa e as sugestões temáticas para os próximos encontros apontavam que o trabalho estava no caminho certo e que devia prosseguir. Podese dizer que foi possível o abandono relativo de certezas ao submetê-las a novas compreensões.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/268210.21723/riaee.v3i.2682Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 59-70Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 59-701982-55872446-860610.21723/riaee.v3ireponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2682/2392Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertani, Iris Fenner2017-11-07T18:47:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2682Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:47:35Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
title Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
spellingShingle Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
Bertani, Iris Fenner
Saúde
Participação
Sistema Único da Saúde
Metodologia
Grupos abertos
Dialética
title_short Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
title_full Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
title_fullStr Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
title_full_unstemmed Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
title_sort Formação de espaço educativo para a construção de conhecimento compreensivo sobre o processo de saúde
author Bertani, Iris Fenner
author_facet Bertani, Iris Fenner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertani, Iris Fenner
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Participação
Sistema Único da Saúde
Metodologia
Grupos abertos
Dialética
topic Saúde
Participação
Sistema Único da Saúde
Metodologia
Grupos abertos
Dialética
description Elaborou-se sistemática de intervenções sobre a compreensão da saúde pública como questão social por meio da criação de espaço de compartilhamento com a comunidade. Iniciou-se a construção do ensinamento participativo entre a população, profissionais e acadêmicos a respeito dos mitos e realidades sobre o conhecimento empírico e o científico na área da saúde pública no município de Franca e região. O objetivo foi proporcionar a experiência do debate crítico sobre as questões da saúde como objeto concreto, introduzindo como esforço consciente, a reflexão dos determinantes sociais e o ideário ético-político, vinculados à definição de saúde como vida. Os pesquisadores prepararam-se para o trabalho de condução não-diretiva para a coordenação de cada debate. Realizaram reuniões mensais, divulgadas por cartazes afixados na Universidade e nas Unidades de Saúde de Franca. As contribuições construídas para o estudo da questão da saúde enfocaram-na mais como um produto social do que uma adversidade biológica. As avaliações positivas ao fim de cada conversa e as sugestões temáticas para os próximos encontros apontavam que o trabalho estava no caminho certo e que devia prosseguir. Podese dizer que foi possível o abandono relativo de certezas ao submetê-las a novas compreensões.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2682
10.21723/riaee.v3i.2682
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2682
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v3i.2682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2682/2392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 59-70
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 59-70
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v3i
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852202590208