Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608 |
Resumo: | Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado. |
id |
UNESP-15_9cfef894610be3d3a21f38cbe779c72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8608 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digitalCurrículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/860810.21723/RIAEE.v11.n2.p589Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-603Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-6031982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608/5816Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria da Graça MoreiraAlmeida, Fernando José2017-11-08T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8608Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:45Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital |
title |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital |
spellingShingle |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital Silva, Maria da Graça Moreira Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação. |
title_short |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital |
title_full |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital |
title_fullStr |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital |
title_full_unstemmed |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital |
title_sort |
Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital |
author |
Silva, Maria da Graça Moreira |
author_facet |
Silva, Maria da Graça Moreira Almeida, Fernando José |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fernando José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Graça Moreira Almeida, Fernando José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação. |
topic |
Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação. |
description |
Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608 10.21723/RIAEE.v11.n2.p589 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608 |
identifier_str_mv |
10.21723/RIAEE.v11.n2.p589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608/5816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-603 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-603 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854892187648 |