Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Graça Moreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Fernando José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608
Resumo: Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado.
id UNESP-15_9cfef894610be3d3a21f38cbe779c72a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8608
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digitalCurrículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/860810.21723/RIAEE.v11.n2.p589Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-603Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-6031982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608/5816Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria da Graça MoreiraAlmeida, Fernando José2017-11-08T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8608Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:45Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
title Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
spellingShingle Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
Silva, Maria da Graça Moreira
Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.
title_short Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
title_full Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
title_fullStr Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
title_full_unstemmed Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
title_sort Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital
author Silva, Maria da Graça Moreira
author_facet Silva, Maria da Graça Moreira
Almeida, Fernando José
author_role author
author2 Almeida, Fernando José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Graça Moreira
Almeida, Fernando José
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.
topic Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.
description Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608
10.21723/RIAEE.v11.n2.p589
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608/5816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-603
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 589-603
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854892187648