Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Moema Helena Koche de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Eloisa Acires Candal, Buss-Simão, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290
Resumo: O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil.
id UFMG-5_f20721ab385f1fb72f7ee7eed9100318
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21290
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Formação docente para educação infantil nos currículos de PedagogiaEducação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente.O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordtext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17218https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17219Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Moema Helena Koche deRocha, Eloisa Acires CandalBuss-Simão, Márcia2023-05-30T14:13:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21290Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:13:52Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
title Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
spellingShingle Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
Albuquerque, Moema Helena Koche de
Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente.
title_short Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
title_full Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
title_fullStr Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
title_full_unstemmed Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
title_sort Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
author Albuquerque, Moema Helena Koche de
author_facet Albuquerque, Moema Helena Koche de
Rocha, Eloisa Acires Candal
Buss-Simão, Márcia
author_role author
author2 Rocha, Eloisa Acires Candal
Buss-Simão, Márcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Moema Helena Koche de
Rocha, Eloisa Acires Candal
Buss-Simão, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente.
topic Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente.
description O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17218
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121851023360