Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290 |
Resumo: | O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil. |
id |
UFMG-5_f20721ab385f1fb72f7ee7eed9100318 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21290 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente para educação infantil nos currículos de PedagogiaEducação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente.O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordtext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17218https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17219Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Moema Helena Koche deRocha, Eloisa Acires CandalBuss-Simão, Márcia2023-05-30T14:13:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21290Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:13:52Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia |
title |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia |
spellingShingle |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia Albuquerque, Moema Helena Koche de Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente. |
title_short |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia |
title_full |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia |
title_fullStr |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia |
title_sort |
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia |
author |
Albuquerque, Moema Helena Koche de |
author_facet |
Albuquerque, Moema Helena Koche de Rocha, Eloisa Acires Candal Buss-Simão, Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Eloisa Acires Candal Buss-Simão, Márcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Moema Helena Koche de Rocha, Eloisa Acires Candal Buss-Simão, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente. |
topic |
Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente. |
description |
O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17218 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290/17219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121851023360 |