Trabalho docente: uma categoria ontológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, José Luís Vieira de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/464
Resumo: O objetivo geral do trabalho que permitiu a elaboração deste texto é compreender as mediações que se estabelecem entre docentes e estudantes como constituintes do trabalho docente. Trata-se de um trabalho de cunho teórico e bibliográfico. Discute-se, em primeiro lugar, o trabalho compreendendo-o como uma mediação. Em seguida, examina-se a mediação com base nas filosofias de Hegel, Marx, Lukács e Mészáros, portanto, numa perspectiva dialética. Inicia-se o exame da categoria em Hegel que a desenvolveu, passando-se, em seguida, a discuti-la em Marx que a compreendeu na perspectiva da Ontologia do Ser Social. Os outros autores a abordaram visando a análise do referencial marxista. Na segunda parte do texto, aborda-se a mediação como categoria ontológica e como referência para compreender o trabalho docente. Conclui-se o texto discutindo-se as possibilidades de desenvolvimento dessa perspectiva teórica como práxis na sala de aula e destacando-se a necessidade de compreender a categoria trabalho docente como uma mediação ontológica.
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