Trabalho docente: uma categoria ontológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/464 |
Resumo: | O objetivo geral do trabalho que permitiu a elaboração deste texto é compreender as mediações que se estabelecem entre docentes e estudantes como constituintes do trabalho docente. Trata-se de um trabalho de cunho teórico e bibliográfico. Discute-se, em primeiro lugar, o trabalho compreendendo-o como uma mediação. Em seguida, examina-se a mediação com base nas filosofias de Hegel, Marx, Lukács e Mészáros, portanto, numa perspectiva dialética. Inicia-se o exame da categoria em Hegel que a desenvolveu, passando-se, em seguida, a discuti-la em Marx que a compreendeu na perspectiva da Ontologia do Ser Social. Os outros autores a abordaram visando a análise do referencial marxista. Na segunda parte do texto, aborda-se a mediação como categoria ontológica e como referência para compreender o trabalho docente. Conclui-se o texto discutindo-se as possibilidades de desenvolvimento dessa perspectiva teórica como práxis na sala de aula e destacando-se a necessidade de compreender a categoria trabalho docente como uma mediação ontológica. |
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