A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8107 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender a necessidade de atividades voltadas à memória na terceira idade, por meio da construção de narrativas históricas orais. Pautamo-nos na prática de estágio supervisionado, na modalidade de educação não formal3, desempenhada em um centro de atendimento ao idoso, a fim de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia no ano de 2014. Partimos da seguinte indagação: como é possível estimular e conservar a memória de idosos a partir da produção de narrativas orais baseadas em fatos históricos de suas vidas? Assim, verificamos a relevância de idosos manterem uma boa saúde mental. Concluímos que: a) as instituições destinadas a idosos precisam ultrapassar o trabalho assistencialista e funcional; b) parte dos idosos se sentiu um tanto desmotivados ao terem de relembrar ações passadas de suas vidas; c) é preciso incitar e sustentar a memória nessa e, em todas as fases vitais. |
id |
UNESP-15_9f320d4f3cffae7ea7ef81e75a8dc7db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8107 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idadeEste artigo tem por objetivo compreender a necessidade de atividades voltadas à memória na terceira idade, por meio da construção de narrativas históricas orais. Pautamo-nos na prática de estágio supervisionado, na modalidade de educação não formal3, desempenhada em um centro de atendimento ao idoso, a fim de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia no ano de 2014. Partimos da seguinte indagação: como é possível estimular e conservar a memória de idosos a partir da produção de narrativas orais baseadas em fatos históricos de suas vidas? Assim, verificamos a relevância de idosos manterem uma boa saúde mental. Concluímos que: a) as instituições destinadas a idosos precisam ultrapassar o trabalho assistencialista e funcional; b) parte dos idosos se sentiu um tanto desmotivados ao terem de relembrar ações passadas de suas vidas; c) é preciso incitar e sustentar a memória nessa e, em todas as fases vitais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/810710.21723/riaee.v10i3.8107Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1066-1082Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1066-10821982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8107/5512Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKalinovski, Érica Fernanda ZavadovskiFrança, Fabiane Freire2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8107Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade |
title |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade |
spellingShingle |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade Kalinovski, Érica Fernanda Zavadovski |
title_short |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade |
title_full |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade |
title_fullStr |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade |
title_full_unstemmed |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade |
title_sort |
A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade |
author |
Kalinovski, Érica Fernanda Zavadovski |
author_facet |
Kalinovski, Érica Fernanda Zavadovski França, Fabiane Freire |
author_role |
author |
author2 |
França, Fabiane Freire |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kalinovski, Érica Fernanda Zavadovski França, Fabiane Freire |
description |
Este artigo tem por objetivo compreender a necessidade de atividades voltadas à memória na terceira idade, por meio da construção de narrativas históricas orais. Pautamo-nos na prática de estágio supervisionado, na modalidade de educação não formal3, desempenhada em um centro de atendimento ao idoso, a fim de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia no ano de 2014. Partimos da seguinte indagação: como é possível estimular e conservar a memória de idosos a partir da produção de narrativas orais baseadas em fatos históricos de suas vidas? Assim, verificamos a relevância de idosos manterem uma boa saúde mental. Concluímos que: a) as instituições destinadas a idosos precisam ultrapassar o trabalho assistencialista e funcional; b) parte dos idosos se sentiu um tanto desmotivados ao terem de relembrar ações passadas de suas vidas; c) é preciso incitar e sustentar a memória nessa e, em todas as fases vitais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8107 10.21723/riaee.v10i3.8107 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8107 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i3.8107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8107/5512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1066-1082 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1066-1082 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854325956608 |