Cursos de graduação em ecologia no Brasil: um olhar sob a organização disciplinar dos cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Camila Ferreira Pinto das
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6592
Resumo: Este trabalho busca compreender a organização curricular que sustenta os cursos de graduação em Ecologia no Brasil, pois entendemos que o currículo constitui um ambiente simbólico, material e humano em constante reconstrução, cujo desenho envolve questões pedagógicas, técnicas, políticas, éticas e estéticas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, de cunho hermenêutico. Foram analisados oito projetos pedagógicos, sendo estes referentes à totalidade dos cursos de graduação em Ecologia ofertados no Brasil. O estudo realizado aponta que os cursos possuem uma ênfase na produção de conhecimentos contextualizados, complexos e interdisciplinaridade, além de um grande foco na pesquisa científica, atribuindo para o exercício profissional Ecólogo, além de outras atividades, o diagnóstico ambiental, a educação ambiental e a avaliação de riscos ambientais.
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