Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751 |
Resumo: | Objetivamos analisar a disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem, e identificar facilidades e dificuldades. Estudo descritivo, realizado com 37 alunos matriculados na disciplina, através de questionário e observação. A maioria dos alunos considerou a estratégia de ensino adequada. O relacionamento professor-aluno/aluno-professor foi baseado na comunicação efetiva entre educador e educando, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, apesar de algumas dificuldades percebidas pelos alunos. A disciplina utiliza um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de um saber crítico e transformador, evidenciando estratégias de ensino bastante interativas, com ênfase na relação horizontal. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000013 |
id |
UFC-16_d01f3f9ec5c0b2a406f8ab6f23423514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5751 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadoraAvaliaçãoensinoaprendizagemeducação em enfermagem.Objetivamos analisar a disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem, e identificar facilidades e dificuldades. Estudo descritivo, realizado com 37 alunos matriculados na disciplina, através de questionário e observação. A maioria dos alunos considerou a estratégia de ensino adequada. O relacionamento professor-aluno/aluno-professor foi baseado na comunicação efetiva entre educador e educando, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, apesar de algumas dificuldades percebidas pelos alunos. A disciplina utiliza um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de um saber crítico e transformador, evidenciando estratégias de ensino bastante interativas, com ênfase na relação horizontal. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000013Universidade Federal do Ceará2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751/4105Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Elizabeth MesquitaOliveira, Taciana Cavalcante deBarroso, Maria Grasiela Teixeira2023-03-08T16:51:03Zoai:periodicos.ufc:article/5751Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T16:51:03Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora |
title |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora |
spellingShingle |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora Melo, Elizabeth Mesquita Avaliação ensino aprendizagem educação em enfermagem. |
title_short |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora |
title_full |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora |
title_fullStr |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora |
title_full_unstemmed |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora |
title_sort |
Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora |
author |
Melo, Elizabeth Mesquita |
author_facet |
Melo, Elizabeth Mesquita Oliveira, Taciana Cavalcante de Barroso, Maria Grasiela Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Taciana Cavalcante de Barroso, Maria Grasiela Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Elizabeth Mesquita Oliveira, Taciana Cavalcante de Barroso, Maria Grasiela Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação ensino aprendizagem educação em enfermagem. |
topic |
Avaliação ensino aprendizagem educação em enfermagem. |
description |
Objetivamos analisar a disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem, e identificar facilidades e dificuldades. Estudo descritivo, realizado com 37 alunos matriculados na disciplina, através de questionário e observação. A maioria dos alunos considerou a estratégia de ensino adequada. O relacionamento professor-aluno/aluno-professor foi baseado na comunicação efetiva entre educador e educando, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, apesar de algumas dificuldades percebidas pelos alunos. A disciplina utiliza um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de um saber crítico e transformador, evidenciando estratégias de ensino bastante interativas, com ênfase na relação horizontal. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000013 |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751/4105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002) Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174723306586112 |