Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Helena Bimbatti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dall'acqua, Maria Júlia Canazza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3702
Resumo: Investigou-se o processo de inclusão nos espaços da escola comum, acompanhando a atuação de uma professora do ensino itinerante (serviço de apoio pedagógico especializado), modalidade de serviço em Educação Especial, como ponto de apoio à proposta pedagógica da escola. Objetivos: identificar, descrever e analisar a atuação da professora do ensino itinerante em uma escola do ensino comum, com alunos inseridos e seus professores, analisar a percepção de duas professoras do ensino comum sobre o processo de inserção de alunos com necessidades educacionais especiais em suas classes; averiguar as atribuições e responsabilidades da professora do ensino itinerante por meio de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participantes: uma professora do ensino itinerante, duas professoras do ensino comum e dois alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum. Foram realizadas observações semanais na escola num período de seis meses, entrevistas semi-estruturadas com as professoras e análise documental. Os resultados mostraram diferentes facetas do serviço itinerante na intersecção com o ensino comum, entre elas pode se destacar que atua como um sistema paralelo na escola comum, gerando um hiato entre ambos o que pode comprometer ou desfavorecer a dinâmica de realização do serviço de apoio, mas esta “lacuna” é superada nos momentos críticos enfrentados pelo ensino comum, nos quais este serviço beneficia a aprendizagem da criança e favorece seu processo inclusivo no ensino comum.
id UNESP-15_aa83629a7d71e95d45ef7d220543934e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3702
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiroInvestigou-se o processo de inclusão nos espaços da escola comum, acompanhando a atuação de uma professora do ensino itinerante (serviço de apoio pedagógico especializado), modalidade de serviço em Educação Especial, como ponto de apoio à proposta pedagógica da escola. Objetivos: identificar, descrever e analisar a atuação da professora do ensino itinerante em uma escola do ensino comum, com alunos inseridos e seus professores, analisar a percepção de duas professoras do ensino comum sobre o processo de inserção de alunos com necessidades educacionais especiais em suas classes; averiguar as atribuições e responsabilidades da professora do ensino itinerante por meio de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participantes: uma professora do ensino itinerante, duas professoras do ensino comum e dois alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum. Foram realizadas observações semanais na escola num período de seis meses, entrevistas semi-estruturadas com as professoras e análise documental. Os resultados mostraram diferentes facetas do serviço itinerante na intersecção com o ensino comum, entre elas pode se destacar que atua como um sistema paralelo na escola comum, gerando um hiato entre ambos o que pode comprometer ou desfavorecer a dinâmica de realização do serviço de apoio, mas esta “lacuna” é superada nos momentos críticos enfrentados pelo ensino comum, nos quais este serviço beneficia a aprendizagem da criança e favorece seu processo inclusivo no ensino comum.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2011-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/370210.21723/riaee.v5i3.3702Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 249-261Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 249-2611982-55872446-860610.21723/riaee.v5i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3702/3462Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Maria Helena BimbattiDall'acqua, Maria Júlia Canazza2017-11-07T20:09:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3702Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:09:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
title Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
spellingShingle Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
Moreira, Maria Helena Bimbatti
title_short Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
title_full Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
title_fullStr Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
title_full_unstemmed Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
title_sort Inclusão escolar com apoio: uma análise do serviço do ensino itinerante brasileiro
author Moreira, Maria Helena Bimbatti
author_facet Moreira, Maria Helena Bimbatti
Dall'acqua, Maria Júlia Canazza
author_role author
author2 Dall'acqua, Maria Júlia Canazza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Helena Bimbatti
Dall'acqua, Maria Júlia Canazza
description Investigou-se o processo de inclusão nos espaços da escola comum, acompanhando a atuação de uma professora do ensino itinerante (serviço de apoio pedagógico especializado), modalidade de serviço em Educação Especial, como ponto de apoio à proposta pedagógica da escola. Objetivos: identificar, descrever e analisar a atuação da professora do ensino itinerante em uma escola do ensino comum, com alunos inseridos e seus professores, analisar a percepção de duas professoras do ensino comum sobre o processo de inserção de alunos com necessidades educacionais especiais em suas classes; averiguar as atribuições e responsabilidades da professora do ensino itinerante por meio de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participantes: uma professora do ensino itinerante, duas professoras do ensino comum e dois alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum. Foram realizadas observações semanais na escola num período de seis meses, entrevistas semi-estruturadas com as professoras e análise documental. Os resultados mostraram diferentes facetas do serviço itinerante na intersecção com o ensino comum, entre elas pode se destacar que atua como um sistema paralelo na escola comum, gerando um hiato entre ambos o que pode comprometer ou desfavorecer a dinâmica de realização do serviço de apoio, mas esta “lacuna” é superada nos momentos críticos enfrentados pelo ensino comum, nos quais este serviço beneficia a aprendizagem da criança e favorece seu processo inclusivo no ensino comum.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3702
10.21723/riaee.v5i3.3702
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3702
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v5i3.3702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3702/3462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 249-261
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 249-261
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v5i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852639846400