Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jose Wilson da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guimarães, Mariana Bethonico Muniz, Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5707
Resumo: Diferentes tecnologias estão presentes nos contextos escolares e dependendo da maneira como são usadas, podem favorecer a construção do conhecimento. Para entender como as concepções construtivistas contribuem para a aprendizagem permeada pelo uso de tecnologias, foram investigados os impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica construtivista. Trata-se de um estudo de caso em uma escola construtivista de Belo Horizonte – Minas Gerais, usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em uma disciplina optativa. Verificou-se que o uso das TDICs ultrapassa os conhecimentos construídos na escola, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Assim o AVA pode ser considerado uma proposta educacional, pois proporciona uma aprendizagem colaborativa e mediada por diversos sujeitos sociais que atuam efetivamente para a construção do conhecimento.
id UNESP-15_b0115925f18136154c3ca48a8a6d41f3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5707
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de casoDiferentes tecnologias estão presentes nos contextos escolares e dependendo da maneira como são usadas, podem favorecer a construção do conhecimento. Para entender como as concepções construtivistas contribuem para a aprendizagem permeada pelo uso de tecnologias, foram investigados os impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica construtivista. Trata-se de um estudo de caso em uma escola construtivista de Belo Horizonte – Minas Gerais, usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em uma disciplina optativa. Verificou-se que o uso das TDICs ultrapassa os conhecimentos construídos na escola, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Assim o AVA pode ser considerado uma proposta educacional, pois proporciona uma aprendizagem colaborativa e mediada por diversos sujeitos sociais que atuam efetivamente para a construção do conhecimento.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/570710.21723/riaee.v8i2.5707Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 378-393Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 378-3931982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5707/4803Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Jose Wilson daGuimarães, Mariana Bethonico MunizGrossi, Márcia Gorett Ribeiro2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5707Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
title Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
spellingShingle Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
Costa, Jose Wilson da
title_short Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
title_full Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
title_fullStr Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
title_full_unstemmed Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
title_sort Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso
author Costa, Jose Wilson da
author_facet Costa, Jose Wilson da
Guimarães, Mariana Bethonico Muniz
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
author_role author
author2 Guimarães, Mariana Bethonico Muniz
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jose Wilson da
Guimarães, Mariana Bethonico Muniz
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
description Diferentes tecnologias estão presentes nos contextos escolares e dependendo da maneira como são usadas, podem favorecer a construção do conhecimento. Para entender como as concepções construtivistas contribuem para a aprendizagem permeada pelo uso de tecnologias, foram investigados os impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica construtivista. Trata-se de um estudo de caso em uma escola construtivista de Belo Horizonte – Minas Gerais, usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em uma disciplina optativa. Verificou-se que o uso das TDICs ultrapassa os conhecimentos construídos na escola, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Assim o AVA pode ser considerado uma proposta educacional, pois proporciona uma aprendizagem colaborativa e mediada por diversos sujeitos sociais que atuam efetivamente para a construção do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5707
10.21723/riaee.v8i2.5707
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5707
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i2.5707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5707/4803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 378-393
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 378-393
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853044596736