A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Vasconcellos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Caparróz, Francisco Eduardo, Almeida, Ueberson Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8095
Resumo: O artigo trata de uma investigação realizada com estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade do Espírito Santo, Brasil (CEFD/UFES). Analisa-se e se compreende, através do trabalho etnográfico, o imaginário social dos discentes sobre suas experiências nas aulas de EF e os efeitos provocados no processo de formação inicial. Empreendem-se triangulações e se identificam vetores que vão sendo construídos durante o processo. Tais elementos expressam uma rede de sentidos que imprime desafios e indagações para os Cursos de Licenciatura em Educação Física.
id UNESP-15_b0d37c007b6612e0c6e6531907177b54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8095
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professoresO artigo trata de uma investigação realizada com estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade do Espírito Santo, Brasil (CEFD/UFES). Analisa-se e se compreende, através do trabalho etnográfico, o imaginário social dos discentes sobre suas experiências nas aulas de EF e os efeitos provocados no processo de formação inicial. Empreendem-se triangulações e se identificam vetores que vão sendo construídos durante o processo. Tais elementos expressam uma rede de sentidos que imprime desafios e indagações para os Cursos de Licenciatura em Educação Física.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/809510.21723/riaee.v10i3.8095Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 842-856Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 842-8561982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8095/5500Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruno VasconcellosCaparróz, Francisco EduardoAlmeida, Ueberson Ribeiro2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8095Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
title A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
spellingShingle A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
Silva, Bruno Vasconcellos
title_short A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
title_full A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
title_fullStr A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
title_full_unstemmed A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
title_sort A produção de imaginários sociais nas aulas de educação física e seus efeitos na formação inicial de professores
author Silva, Bruno Vasconcellos
author_facet Silva, Bruno Vasconcellos
Caparróz, Francisco Eduardo
Almeida, Ueberson Ribeiro
author_role author
author2 Caparróz, Francisco Eduardo
Almeida, Ueberson Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Vasconcellos
Caparróz, Francisco Eduardo
Almeida, Ueberson Ribeiro
description O artigo trata de uma investigação realizada com estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade do Espírito Santo, Brasil (CEFD/UFES). Analisa-se e se compreende, através do trabalho etnográfico, o imaginário social dos discentes sobre suas experiências nas aulas de EF e os efeitos provocados no processo de formação inicial. Empreendem-se triangulações e se identificam vetores que vão sendo construídos durante o processo. Tais elementos expressam uma rede de sentidos que imprime desafios e indagações para os Cursos de Licenciatura em Educação Física.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8095
10.21723/riaee.v10i3.8095
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8095
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8095/5500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 842-856
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 842-856
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1824500774198050816