A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Bruno Vasconcellos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Caparróz,Francisco Eduardo, Almeida,Ueberson Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004
Resumo: Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.
id CBCE-1_f8fd9897817d940b59706f676dfd1ad2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892011000100004
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação físicaEducação Física escolarimaginário socialescolarizaçãoformação inicialTrata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Bruno VasconcellosCaparróz,Francisco EduardoAlmeida,Ueberson Ribeiropor2011-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000100004Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:35.944101Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
title A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
spellingShingle A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
Silva,Bruno Vasconcellos
Educação Física escolar
imaginário social
escolarização
formação inicial
title_short A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
title_full A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
title_fullStr A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
title_full_unstemmed A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
title_sort A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
author Silva,Bruno Vasconcellos
author_facet Silva,Bruno Vasconcellos
Caparróz,Francisco Eduardo
Almeida,Ueberson Ribeiro
author_role author
author2 Caparróz,Francisco Eduardo
Almeida,Ueberson Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Bruno Vasconcellos
Caparróz,Francisco Eduardo
Almeida,Ueberson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
imaginário social
escolarização
formação inicial
topic Educação Física escolar
imaginário social
escolarização
formação inicial
description Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892011000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.1 2011
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203853093928960