A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004 |
Resumo: | Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola. |
id |
CBCE-1_f8fd9897817d940b59706f676dfd1ad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892011000100004 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação físicaEducação Física escolarimaginário socialescolarizaçãoformação inicialTrata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Bruno VasconcellosCaparróz,Francisco EduardoAlmeida,Ueberson Ribeiropor2011-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000100004Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:35.944101Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física |
title |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física |
spellingShingle |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física Silva,Bruno Vasconcellos Educação Física escolar imaginário social escolarização formação inicial |
title_short |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física |
title_full |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física |
title_fullStr |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física |
title_full_unstemmed |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física |
title_sort |
A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física |
author |
Silva,Bruno Vasconcellos |
author_facet |
Silva,Bruno Vasconcellos Caparróz,Francisco Eduardo Almeida,Ueberson Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Caparróz,Francisco Eduardo Almeida,Ueberson Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Bruno Vasconcellos Caparróz,Francisco Eduardo Almeida,Ueberson Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar imaginário social escolarização formação inicial |
topic |
Educação Física escolar imaginário social escolarização formação inicial |
description |
Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892011000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.1 2011 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853093928960 |