Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Márcia R. M.Ferraz
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Badia, Denis Domeneghetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/452
Resumo: Nesta comunicação procuramos mostrar a propriedade das idéias de Martin Buber, na obra Eu e Tu (2001), para se pensar as inter-relações na escola. Em termos antropológicos, no cotidiano escolar se configuram, simultaneamente, cultura organizacional e a cultura de grupos, segundo Edgar Morin (1984) e Michel Maffesoli (1998). Buscamos na “filosofia do encontro” uma reflexão sobre as relações inter-subjetivas produzidas pelos sujeitos no cotidiano escolar. São relações que efetivam a comunicação, definida por Buber como um encontro, no qual se dá a complementaridade e reciprocidade das ações entre o Eu-Tu, o dialógico, em detrimento à experiência de contato proporcionada no Eu-Isso, o monológico. A questão a ser iluminada diz respeito ao fato de que, por meio da “filosofia do encontro”, talvez possamos encontrar suportes teóricos consistentes para repensarmos as relações produzidas pelos sujeitos no âmbito escolar, o que evidencia o caráter “ontológico” de uma questão crucial na escola: ensino-aprendizagem. Abstract: This paper will attempt to point out relevance of the ideas of Martin Buber, in the work “I and Thou” (2001), to think the interrelations in school. In anthropological terms, in the school daily life both organizational culture and the culture of groups are established, according Edgar Morin (1984) and Michel Maffesoli (1998). We searched on the “Philosophy of the Meeting" a reflection on the inter-subjective relations produced by the subjects in the everyday life school. They are relations that implement the communication, defined by Buber as an encounter, which gave the complementarity and reciprocity of actions between the “I-Thou”, the dialogical, to the detriment of the experience of contact provided in the “I-That”, the monological. The issue to be enlightened relates to the fact that, through the "philosophy of the meeting," perhaps we can find consistent theoretical support in order to rethink relations produced by subjects within the school, which shows the "ontological" character of a crucial issue in school: teaching-learning.
id UNESP-15_b5162715b1491a3e4a28210a5a7fc5c8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/452
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolarNesta comunicação procuramos mostrar a propriedade das idéias de Martin Buber, na obra Eu e Tu (2001), para se pensar as inter-relações na escola. Em termos antropológicos, no cotidiano escolar se configuram, simultaneamente, cultura organizacional e a cultura de grupos, segundo Edgar Morin (1984) e Michel Maffesoli (1998). Buscamos na “filosofia do encontro” uma reflexão sobre as relações inter-subjetivas produzidas pelos sujeitos no cotidiano escolar. São relações que efetivam a comunicação, definida por Buber como um encontro, no qual se dá a complementaridade e reciprocidade das ações entre o Eu-Tu, o dialógico, em detrimento à experiência de contato proporcionada no Eu-Isso, o monológico. A questão a ser iluminada diz respeito ao fato de que, por meio da “filosofia do encontro”, talvez possamos encontrar suportes teóricos consistentes para repensarmos as relações produzidas pelos sujeitos no âmbito escolar, o que evidencia o caráter “ontológico” de uma questão crucial na escola: ensino-aprendizagem. Abstract: This paper will attempt to point out relevance of the ideas of Martin Buber, in the work “I and Thou” (2001), to think the interrelations in school. In anthropological terms, in the school daily life both organizational culture and the culture of groups are established, according Edgar Morin (1984) and Michel Maffesoli (1998). We searched on the “Philosophy of the Meeting" a reflection on the inter-subjective relations produced by the subjects in the everyday life school. They are relations that implement the communication, defined by Buber as an encounter, which gave the complementarity and reciprocity of actions between the “I-Thou”, the dialogical, to the detriment of the experience of contact provided in the “I-That”, the monological. The issue to be enlightened relates to the fact that, through the "philosophy of the meeting," perhaps we can find consistent theoretical support in order to rethink relations produced by subjects within the school, which shows the "ontological" character of a crucial issue in school: teaching-learning.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/45210.21723/riaee.v2i1.452Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 12-21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 12-211982-55872446-860610.21723/riaee.v2i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/452/331Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Márcia R. M.FerrazBadia, Denis Domeneghetti2017-11-07T18:23:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/452Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:23:08Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
title Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
spellingShingle Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
Arruda, Márcia R. M.Ferraz
title_short Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
title_full Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
title_fullStr Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
title_sort Martin buber: uma alternativa para se pensar as inter-relações no cotidiano escolar
author Arruda, Márcia R. M.Ferraz
author_facet Arruda, Márcia R. M.Ferraz
Badia, Denis Domeneghetti
author_role author
author2 Badia, Denis Domeneghetti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Márcia R. M.Ferraz
Badia, Denis Domeneghetti
description Nesta comunicação procuramos mostrar a propriedade das idéias de Martin Buber, na obra Eu e Tu (2001), para se pensar as inter-relações na escola. Em termos antropológicos, no cotidiano escolar se configuram, simultaneamente, cultura organizacional e a cultura de grupos, segundo Edgar Morin (1984) e Michel Maffesoli (1998). Buscamos na “filosofia do encontro” uma reflexão sobre as relações inter-subjetivas produzidas pelos sujeitos no cotidiano escolar. São relações que efetivam a comunicação, definida por Buber como um encontro, no qual se dá a complementaridade e reciprocidade das ações entre o Eu-Tu, o dialógico, em detrimento à experiência de contato proporcionada no Eu-Isso, o monológico. A questão a ser iluminada diz respeito ao fato de que, por meio da “filosofia do encontro”, talvez possamos encontrar suportes teóricos consistentes para repensarmos as relações produzidas pelos sujeitos no âmbito escolar, o que evidencia o caráter “ontológico” de uma questão crucial na escola: ensino-aprendizagem. Abstract: This paper will attempt to point out relevance of the ideas of Martin Buber, in the work “I and Thou” (2001), to think the interrelations in school. In anthropological terms, in the school daily life both organizational culture and the culture of groups are established, according Edgar Morin (1984) and Michel Maffesoli (1998). We searched on the “Philosophy of the Meeting" a reflection on the inter-subjective relations produced by the subjects in the everyday life school. They are relations that implement the communication, defined by Buber as an encounter, which gave the complementarity and reciprocity of actions between the “I-Thou”, the dialogical, to the detriment of the experience of contact provided in the “I-That”, the monological. The issue to be enlightened relates to the fact that, through the "philosophy of the meeting," perhaps we can find consistent theoretical support in order to rethink relations produced by subjects within the school, which shows the "ontological" character of a crucial issue in school: teaching-learning.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/452
10.21723/riaee.v2i1.452
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/452
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v2i1.452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/452/331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 12-21
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 12-21
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v2i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852165890048