O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualini, Juliana Campregher
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Fernando Ramalho, Miguel, Roberto Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8514
Resumo: Esse artigo relata uma experiência de extensão multidisciplinar intensiva em um município de pequeno porte no Estado do Mato Grosso realizada em julho de 2015 por um grupo de dois professores e oito alunos da UNESP (Universidade Estadual Paulista) que participaram de uma Operação do Projeto Rondon. A equipe foi formada por docentes e alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Farmácia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Relataremos aqui o processo de preparação, planejamento e execução das ações da equipe, destacando os principais resultados, as dificuldades enfrentadas, a contribuição para a formação discente e aspectos que, em nossa análise, se mostraram fundamentais para a consecução dos objetivos: o processo grupal e a eleição das políticas sociais e garantia de direitos como articuladores fundamentais da intervenção.
id UNESP-15_b8aaf8a6fb6729868d260fd38d09abea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8514
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitáriaExtensão universitária. Formação profissional. Processo grupal. Políticas sociais. Projeto Rondon.Esse artigo relata uma experiência de extensão multidisciplinar intensiva em um município de pequeno porte no Estado do Mato Grosso realizada em julho de 2015 por um grupo de dois professores e oito alunos da UNESP (Universidade Estadual Paulista) que participaram de uma Operação do Projeto Rondon. A equipe foi formada por docentes e alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Farmácia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Relataremos aqui o processo de preparação, planejamento e execução das ações da equipe, destacando os principais resultados, as dificuldades enfrentadas, a contribuição para a formação discente e aspectos que, em nossa análise, se mostraram fundamentais para a consecução dos objetivos: o processo grupal e a eleição das políticas sociais e garantia de direitos como articuladores fundamentais da intervenção.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/851410.21723/RIAEE.v11.n2.p644Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 644-666Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 644-6661982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8514/5819Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasqualini, Juliana CampregherMartins, Fernando RamalhoMiguel, Roberto Carlos2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8514Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
title O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
spellingShingle O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
Pasqualini, Juliana Campregher
Extensão universitária. Formação profissional. Processo grupal. Políticas sociais. Projeto Rondon.
title_short O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
title_full O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
title_fullStr O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
title_full_unstemmed O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
title_sort O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária
author Pasqualini, Juliana Campregher
author_facet Pasqualini, Juliana Campregher
Martins, Fernando Ramalho
Miguel, Roberto Carlos
author_role author
author2 Martins, Fernando Ramalho
Miguel, Roberto Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualini, Juliana Campregher
Martins, Fernando Ramalho
Miguel, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária. Formação profissional. Processo grupal. Políticas sociais. Projeto Rondon.
topic Extensão universitária. Formação profissional. Processo grupal. Políticas sociais. Projeto Rondon.
description Esse artigo relata uma experiência de extensão multidisciplinar intensiva em um município de pequeno porte no Estado do Mato Grosso realizada em julho de 2015 por um grupo de dois professores e oito alunos da UNESP (Universidade Estadual Paulista) que participaram de uma Operação do Projeto Rondon. A equipe foi formada por docentes e alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Farmácia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Relataremos aqui o processo de preparação, planejamento e execução das ações da equipe, destacando os principais resultados, as dificuldades enfrentadas, a contribuição para a formação discente e aspectos que, em nossa análise, se mostraram fundamentais para a consecução dos objetivos: o processo grupal e a eleição das políticas sociais e garantia de direitos como articuladores fundamentais da intervenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8514
10.21723/RIAEE.v11.n2.p644
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8514
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8514/5819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 644-666
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 644-666
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854501068801