Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbonai, Davide
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8228
Resumo: O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação. 
id UNESP-15_bccd6d1c154e022c177fad2e3e608715
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8228
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociaisAnálise de redes sociais. Integração social. Ensino médio. Sociologia dos grupos.O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação. Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/822810.21723/riaee.v12.n1.8228Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 215-227Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 215-2271982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8228/6261Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarbonai, Davide2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8228Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
title Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
spellingShingle Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
Carbonai, Davide
Análise de redes sociais. Integração social. Ensino médio. Sociologia dos grupos.
title_short Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
title_full Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
title_fullStr Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
title_full_unstemmed Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
title_sort Integração e relações étnico-raciais. Um exercício de análise de redes sociais
author Carbonai, Davide
author_facet Carbonai, Davide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carbonai, Davide
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de redes sociais. Integração social. Ensino médio. Sociologia dos grupos.
topic Análise de redes sociais. Integração social. Ensino médio. Sociologia dos grupos.
description O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8228
10.21723/riaee.v12.n1.8228
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8228
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8228/6261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 215-227
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 215-227
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854368948224