Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbonai, Davide
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165119
Resumo: O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação.
id UFRGS-2_9e72528291b090b6f3d54b067336ee8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165119
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carbonai, Davide2017-08-11T02:36:44Z20171982-5587http://hdl.handle.net/10183/165119001044815O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação.The paper examines friendship relations among students of two classes of middle school, and also puts in evidence some critical elements in the inter-ethnic integration process. The exercise uses social network analysis techniques: in addition to the degree and betweeness statistics, this paper presents an I-E index, to show the propensity of each student (Ego) to relate to Alters of the same or different ethnic group. Finally, the analysis points out some critical elements of integration between groups. Over and above, in addition to main results, the paper introduces some key concepts, adopted in social network analysis.El artículo examina las relaciones de amistad entre los estudiantes de dos aulas de curso secundario y tiene como objetivo tornar evidentes algunos elementos críticos en la integración de grupos étnicos. La investigación aborda algunas técnicas de análisis de redes sociales: además de las estadísticas de centralidade y betweeness, el texto presenta un índice de homofilia-heterofilia para indicar la propensión de cada estudiante (Ego) para relacionarse con Alters de el mismo o de grupo étnico distinto. Por último, el análisis apunta a una cierta criticidad en la integración entre los grupos. Además de presentar los resultados de este ejercicio, el artículo introduce al lector a los principales conceptos utilizados en el análisis de redes sociales, así como una propuesta de investigación en el campo de la educación.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2017. Vol. 12, n.1 (jan./mar. 2017), p. 215-227Análise de redes sociaisIntegração socialEnsino médioSociologia : Grupos sociaisSocial network analysisSocial integrationHigh schoolSociology of groupsAnálisis de redes socialesIntegración socialCurso secundárioSociología de los gruposIntegração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociaisIntegración y relaciones étnico-raciales. Un ejercicio de análisis de redes sociales Integration and ethnic-racial relations. an exercise of social networks analysis info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044815.pdf001044815.pdfTexto completoapplication/pdf469242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/1/001044815.pdf5a4eb27d7aefa2b6bca8aef2bc4647caMD51TEXT001044815.pdf.txt001044815.pdf.txtExtracted Texttext/plain27226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/2/001044815.pdf.txte2d4a0c830285dd3026622cf230b3c09MD52THUMBNAIL001044815.pdf.jpg001044815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/3/001044815.pdf.jpg8320c371603d9bc1249b6a12e7cacac4MD5310183/1651192018-10-22 08:13:31.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:13:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Integración y relaciones étnico-raciales. Un ejercicio de análisis de redes sociales
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integration and ethnic-racial relations. an exercise of social networks analysis
title Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
spellingShingle Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
Carbonai, Davide
Análise de redes sociais
Integração social
Ensino médio
Sociologia : Grupos sociais
Social network analysis
Social integration
High school
Sociology of groups
Análisis de redes sociales
Integración social
Curso secundário
Sociología de los grupos
title_short Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
title_full Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
title_fullStr Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
title_full_unstemmed Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
title_sort Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
author Carbonai, Davide
author_facet Carbonai, Davide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carbonai, Davide
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de redes sociais
Integração social
Ensino médio
Sociologia : Grupos sociais
topic Análise de redes sociais
Integração social
Ensino médio
Sociologia : Grupos sociais
Social network analysis
Social integration
High school
Sociology of groups
Análisis de redes sociales
Integración social
Curso secundário
Sociología de los grupos
dc.subject.eng.fl_str_mv Social network analysis
Social integration
High school
Sociology of groups
dc.subject.spa.fl_str_mv Análisis de redes sociales
Integración social
Curso secundário
Sociología de los grupos
description O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-11T02:36:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165119
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044815
identifier_str_mv 1982-5587
001044815
url http://hdl.handle.net/10183/165119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2017. Vol. 12, n.1 (jan./mar. 2017), p. 215-227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/1/001044815.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/2/001044815.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/3/001044815.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a4eb27d7aefa2b6bca8aef2bc4647ca
e2d4a0c830285dd3026622cf230b3c09
8320c371603d9bc1249b6a12e7cacac4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447641087016960