Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Eliza Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Janaina Cassiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6308
Resumo: Analisamos neste trabalho, os aspectos que marcam a relação da Pedagogia com a Psicologia da Educação, sobretudo a relação entre desenvolvimento e aprendizagem humana explicitada pela teoria Psicogenética. Realizamos uma análise crítica dessa relação à luz das contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Demonstramos que a partir da alguns preceitos, a teoria psicogenética estabelece um modelo de educação que toma o desenvolvimento dos processos cognitivos como conteúdo básico para as ações educativas, considerando-se que o êxito na transmissão de conhecimentos às crianças depende prioritariamente da existência de esquemas de assimilação inerentes à atividade do sujeito. Entretanto, pautados na Teoria Histórico-Cultural, reafirmamos uma compreensão da criança como sujeito que tem necessidade de aprender e crescer em um mundo de objetos, pessoas e lugares portadores de saberes. Assim deve ser pensada a ampliação do conhecimento cultural e humano produzido na escola engendrada pelas ações pedagógicas. Quanto mais conhecimento as crianças dominam, maior o seu poder sobre os processos que determinam suas vidas e suas condições de existência na realidade social. Ou seja, é através da apropriação dos processos engendrados culturalmente (pela educação) que, no decurso da vida as crianças adquirem as propriedades e faculdades verdadeiramente humanas.
id UNESP-15_bd633bc5c35df7f3fb3fc4426067cb49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6308
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-culturalAnalisamos neste trabalho, os aspectos que marcam a relação da Pedagogia com a Psicologia da Educação, sobretudo a relação entre desenvolvimento e aprendizagem humana explicitada pela teoria Psicogenética. Realizamos uma análise crítica dessa relação à luz das contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Demonstramos que a partir da alguns preceitos, a teoria psicogenética estabelece um modelo de educação que toma o desenvolvimento dos processos cognitivos como conteúdo básico para as ações educativas, considerando-se que o êxito na transmissão de conhecimentos às crianças depende prioritariamente da existência de esquemas de assimilação inerentes à atividade do sujeito. Entretanto, pautados na Teoria Histórico-Cultural, reafirmamos uma compreensão da criança como sujeito que tem necessidade de aprender e crescer em um mundo de objetos, pessoas e lugares portadores de saberes. Assim deve ser pensada a ampliação do conhecimento cultural e humano produzido na escola engendrada pelas ações pedagógicas. Quanto mais conhecimento as crianças dominam, maior o seu poder sobre os processos que determinam suas vidas e suas condições de existência na realidade social. Ou seja, é através da apropriação dos processos engendrados culturalmente (pela educação) que, no decurso da vida as crianças adquirem as propriedades e faculdades verdadeiramente humanas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/630810.21723/riaee.v10i4.6308Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1297-1318Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1297-13181982-55872446-860610.21723/riaee.v10i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6308/5584Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Eliza MariaSilva, Janaina Cassiano2017-11-09T12:19:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6308Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
title Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
spellingShingle Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
Barbosa, Eliza Maria
title_short Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
title_full Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
title_fullStr Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
title_sort Entre a psicologia e a pedagogia: reflexões sobre o desenvolvimento infantil e o conhecimento escolar à luz da teoria histórico-cultural
author Barbosa, Eliza Maria
author_facet Barbosa, Eliza Maria
Silva, Janaina Cassiano
author_role author
author2 Silva, Janaina Cassiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Eliza Maria
Silva, Janaina Cassiano
description Analisamos neste trabalho, os aspectos que marcam a relação da Pedagogia com a Psicologia da Educação, sobretudo a relação entre desenvolvimento e aprendizagem humana explicitada pela teoria Psicogenética. Realizamos uma análise crítica dessa relação à luz das contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Demonstramos que a partir da alguns preceitos, a teoria psicogenética estabelece um modelo de educação que toma o desenvolvimento dos processos cognitivos como conteúdo básico para as ações educativas, considerando-se que o êxito na transmissão de conhecimentos às crianças depende prioritariamente da existência de esquemas de assimilação inerentes à atividade do sujeito. Entretanto, pautados na Teoria Histórico-Cultural, reafirmamos uma compreensão da criança como sujeito que tem necessidade de aprender e crescer em um mundo de objetos, pessoas e lugares portadores de saberes. Assim deve ser pensada a ampliação do conhecimento cultural e humano produzido na escola engendrada pelas ações pedagógicas. Quanto mais conhecimento as crianças dominam, maior o seu poder sobre os processos que determinam suas vidas e suas condições de existência na realidade social. Ou seja, é através da apropriação dos processos engendrados culturalmente (pela educação) que, no decurso da vida as crianças adquirem as propriedades e faculdades verdadeiramente humanas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6308
10.21723/riaee.v10i4.6308
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6308
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i4.6308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6308/5584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1297-1318
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1297-1318
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171041906884608