Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6283 |
Resumo: | O tema deste trabalho é o Ensino Fundamental (EF) de nove anos. Objetivou-se investigar como vem se configurando as práticas pedagógicas desenvolvidas nos anos iniciais desse novo EF. A pesquisa bibliográfica analisou trabalhos publicados no Banco Digital de Teses e Dissertações a partir do ano de 2006, capturados por meio dos seguintes descritores: Ensino Fundamental de nove anos e escola de nove anos. Foram selecionadas 24 pesquisas que privilegiassem questões sobre: currículo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas, infância, atividade lúdica, alfabetização e letramento. Os resultados indicaram que ainda prevalecem práticas tradicionais de ensino, marcadas pela relação hierarquizada, repetição e memorização, além da extrema preocupação com a alfabetização e deslocamento das atividades lúdicas para planos secundários, além do despreparo e insegurança dos professores. Concluiu-se que não houve mudanças e/ou foram ínfimas no cotidiano escolar com o EF implantado, além de dicotomias entre o discurso dos documentos públicos e as práticas pedagógicas. Há necessidade de investimentos na formação continuada dos profissionais da educação, que contribua para que o trabalho pedagógico privilegie interações, mediações, contextualizações e a atividade lúdica, considerando-se que o objetivo do EF de nove anos não foi o de antecipar a escolaridade, mas garantir a ampliação das oportunidades de aprendizagem e de vivências. Promover recursos e investir na formação continuada são imprescindíveis para se garantir uma educação de qualidade. |
id |
UNESP-15_c08c543feb979ebc9ba9ac5d3f215227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6283 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolarO tema deste trabalho é o Ensino Fundamental (EF) de nove anos. Objetivou-se investigar como vem se configurando as práticas pedagógicas desenvolvidas nos anos iniciais desse novo EF. A pesquisa bibliográfica analisou trabalhos publicados no Banco Digital de Teses e Dissertações a partir do ano de 2006, capturados por meio dos seguintes descritores: Ensino Fundamental de nove anos e escola de nove anos. Foram selecionadas 24 pesquisas que privilegiassem questões sobre: currículo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas, infância, atividade lúdica, alfabetização e letramento. Os resultados indicaram que ainda prevalecem práticas tradicionais de ensino, marcadas pela relação hierarquizada, repetição e memorização, além da extrema preocupação com a alfabetização e deslocamento das atividades lúdicas para planos secundários, além do despreparo e insegurança dos professores. Concluiu-se que não houve mudanças e/ou foram ínfimas no cotidiano escolar com o EF implantado, além de dicotomias entre o discurso dos documentos públicos e as práticas pedagógicas. Há necessidade de investimentos na formação continuada dos profissionais da educação, que contribua para que o trabalho pedagógico privilegie interações, mediações, contextualizações e a atividade lúdica, considerando-se que o objetivo do EF de nove anos não foi o de antecipar a escolaridade, mas garantir a ampliação das oportunidades de aprendizagem e de vivências. Promover recursos e investir na formação continuada são imprescindíveis para se garantir uma educação de qualidade.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/628310.21723/riaee.v7i4.6283Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 2-14Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 2-141982-55872446-860610.21723/riaee.v7i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6283/4694Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinati, Adriana ZampieriSantos, Maria Salete PereiraRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da2017-11-07T21:06:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6283Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:06:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar |
title |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar Martinati, Adriana Zampieri |
title_short |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar |
title_full |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar |
title_sort |
Ensino fundamental de nove anos: ações e con(tradições) no cotidiano escolar |
author |
Martinati, Adriana Zampieri |
author_facet |
Martinati, Adriana Zampieri Santos, Maria Salete Pereira Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria Salete Pereira Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinati, Adriana Zampieri Santos, Maria Salete Pereira Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da |
description |
O tema deste trabalho é o Ensino Fundamental (EF) de nove anos. Objetivou-se investigar como vem se configurando as práticas pedagógicas desenvolvidas nos anos iniciais desse novo EF. A pesquisa bibliográfica analisou trabalhos publicados no Banco Digital de Teses e Dissertações a partir do ano de 2006, capturados por meio dos seguintes descritores: Ensino Fundamental de nove anos e escola de nove anos. Foram selecionadas 24 pesquisas que privilegiassem questões sobre: currículo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas, infância, atividade lúdica, alfabetização e letramento. Os resultados indicaram que ainda prevalecem práticas tradicionais de ensino, marcadas pela relação hierarquizada, repetição e memorização, além da extrema preocupação com a alfabetização e deslocamento das atividades lúdicas para planos secundários, além do despreparo e insegurança dos professores. Concluiu-se que não houve mudanças e/ou foram ínfimas no cotidiano escolar com o EF implantado, além de dicotomias entre o discurso dos documentos públicos e as práticas pedagógicas. Há necessidade de investimentos na formação continuada dos profissionais da educação, que contribua para que o trabalho pedagógico privilegie interações, mediações, contextualizações e a atividade lúdica, considerando-se que o objetivo do EF de nove anos não foi o de antecipar a escolaridade, mas garantir a ampliação das oportunidades de aprendizagem e de vivências. Promover recursos e investir na formação continuada são imprescindíveis para se garantir uma educação de qualidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6283 10.21723/riaee.v7i4.6283 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6283 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v7i4.6283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6283/4694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 2-14 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 2-14 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v7i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853097025536 |