Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Siderly do Carmo Dahle de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Andreia Mileski Zuliani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8282
Resumo: A modalidade a distância fez surgir uma nova gama de profissionais, que assumem papeis diversos. O presente artigo resulta de um estudo sobre as competências da tutoria e do gestor de tutoria em cursos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior. O estudo tem como principal objetivo propor competências técnico pedagógicas e de suporte para os cargos de tutoria e a gestão de tutoria e justifica-se pela necessidade de se formalizar competências destes agentes, adequando-os aos cargos/funções compatíveis com sua especialidade e experiências, colaborando assim para sua motivação, produtividade e desenvolvimento. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões sobre as principais competências que estes profissionais devem apresentar para exercer suas atividades com maestria no contexto da EaD.
id UNESP-15_d030985ed2dbbb37c7292de8d4adb26d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8282
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacionalEducação a Distância. Liderança. Gestão do Conhecimento. Competências. Tutoria.A modalidade a distância fez surgir uma nova gama de profissionais, que assumem papeis diversos. O presente artigo resulta de um estudo sobre as competências da tutoria e do gestor de tutoria em cursos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior. O estudo tem como principal objetivo propor competências técnico pedagógicas e de suporte para os cargos de tutoria e a gestão de tutoria e justifica-se pela necessidade de se formalizar competências destes agentes, adequando-os aos cargos/funções compatíveis com sua especialidade e experiências, colaborando assim para sua motivação, produtividade e desenvolvimento. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões sobre as principais competências que estes profissionais devem apresentar para exercer suas atividades com maestria no contexto da EaD.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/828210.21723/riaee.v12.n1.8282Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 332-349Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 332-3491982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8282/6269Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Siderly do Carmo Dahle deSantos, Andreia Mileski Zuliani2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8282Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
title Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
spellingShingle Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
Almeida, Siderly do Carmo Dahle de
Educação a Distância. Liderança. Gestão do Conhecimento. Competências. Tutoria.
title_short Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
title_full Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
title_fullStr Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
title_sort Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional
author Almeida, Siderly do Carmo Dahle de
author_facet Almeida, Siderly do Carmo Dahle de
Santos, Andreia Mileski Zuliani
author_role author
author2 Santos, Andreia Mileski Zuliani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Siderly do Carmo Dahle de
Santos, Andreia Mileski Zuliani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Liderança. Gestão do Conhecimento. Competências. Tutoria.
topic Educação a Distância. Liderança. Gestão do Conhecimento. Competências. Tutoria.
description A modalidade a distância fez surgir uma nova gama de profissionais, que assumem papeis diversos. O presente artigo resulta de um estudo sobre as competências da tutoria e do gestor de tutoria em cursos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior. O estudo tem como principal objetivo propor competências técnico pedagógicas e de suporte para os cargos de tutoria e a gestão de tutoria e justifica-se pela necessidade de se formalizar competências destes agentes, adequando-os aos cargos/funções compatíveis com sua especialidade e experiências, colaborando assim para sua motivação, produtividade e desenvolvimento. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões sobre as principais competências que estes profissionais devem apresentar para exercer suas atividades com maestria no contexto da EaD.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8282
10.21723/riaee.v12.n1.8282
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8282
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8282/6269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 332-349
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 332-349
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854394114048