PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: HOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018
Resumo: ESSE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS AOS TUTORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL, COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES. A GESTÃO POR COMPETÊNCIA CONSISTE EM DESENVOLVER OS COLABORADORES POR MEIO DA ADEQUAÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) AOS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA. NO SETOR PÚBLICO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM VIVENCIADO GRANDES MUDANÇAS DE ORDEM PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO. ESSAS MUDANÇAS REFLETEM NAS ATRIBUIÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO BOLSISTAS E NÃO POSSUEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM A INSTITUIÇÃO. TAL REALIDADE DEMANDA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA, CRIATIVA E CONTEXTUALIZADA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS TUTORES. COMO METODOLOGIA, A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NUM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PARA CONHECER EXPERIÊNCIAS DO USO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A TÉCNICA DE COLETA DOS DADOS É UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ESTÁ BASEADA NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 360 GRAUS, PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS HABILIDADES E ATITUDES DOS TUTORES NO SEU CONTEXTO DE ATUAÇÃO, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES, DOCENTES, COORDENADORES DE CURSO E TAMBÉM DOS PRÓPRIOS TUTORES. NESSE TEXTO, VAMOS CONTEXTUALIZAR A APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E APRESENTAR OS RESULTADOS PRELIMINARES DA AVALIAÇÃO.
id Krot_1eae8c127bfbdd0a4453080d4f0a7169
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35018
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORESGESTÃO POR COMPETÊNCIASEDUCAÇÃO A DISTÂNCIATUTORIAESSE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS AOS TUTORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL, COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES. A GESTÃO POR COMPETÊNCIA CONSISTE EM DESENVOLVER OS COLABORADORES POR MEIO DA ADEQUAÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) AOS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA. NO SETOR PÚBLICO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM VIVENCIADO GRANDES MUDANÇAS DE ORDEM PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO. ESSAS MUDANÇAS REFLETEM NAS ATRIBUIÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO BOLSISTAS E NÃO POSSUEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM A INSTITUIÇÃO. TAL REALIDADE DEMANDA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA, CRIATIVA E CONTEXTUALIZADA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS TUTORES. COMO METODOLOGIA, A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NUM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PARA CONHECER EXPERIÊNCIAS DO USO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A TÉCNICA DE COLETA DOS DADOS É UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ESTÁ BASEADA NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 360 GRAUS, PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS HABILIDADES E ATITUDES DOS TUTORES NO SEU CONTEXTO DE ATUAÇÃO, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES, DOCENTES, COORDENADORES DE CURSO E TAMBÉM DOS PRÓPRIOS TUTORES. NESSE TEXTO, VAMOS CONTEXTUALIZAR A APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E APRESENTAR OS RESULTADOS PRELIMINARES DA AVALIAÇÃO.ABED2021-10-14T19:20:39Z2021-10-14T19:20:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTOHOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDERporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T15:33:15Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35018Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-11-23T15:33:15falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-11-23T15:33:15Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
title PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
spellingShingle PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TUTORIA
title_short PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
title_full PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
title_fullStr PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
title_sort PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
author RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO
author_facet RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO
HOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDER
author_role author
author2 HOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDER
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO
HOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDER
dc.subject.por.fl_str_mv GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TUTORIA
topic GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TUTORIA
description ESSE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS AOS TUTORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL, COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES. A GESTÃO POR COMPETÊNCIA CONSISTE EM DESENVOLVER OS COLABORADORES POR MEIO DA ADEQUAÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) AOS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA. NO SETOR PÚBLICO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM VIVENCIADO GRANDES MUDANÇAS DE ORDEM PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO. ESSAS MUDANÇAS REFLETEM NAS ATRIBUIÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO BOLSISTAS E NÃO POSSUEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM A INSTITUIÇÃO. TAL REALIDADE DEMANDA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA, CRIATIVA E CONTEXTUALIZADA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS TUTORES. COMO METODOLOGIA, A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NUM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PARA CONHECER EXPERIÊNCIAS DO USO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A TÉCNICA DE COLETA DOS DADOS É UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ESTÁ BASEADA NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 360 GRAUS, PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS HABILIDADES E ATITUDES DOS TUTORES NO SEU CONTEXTO DE ATUAÇÃO, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES, DOCENTES, COORDENADORES DE CURSO E TAMBÉM DOS PRÓPRIOS TUTORES. NESSE TEXTO, VAMOS CONTEXTUALIZAR A APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E APRESENTAR OS RESULTADOS PRELIMINARES DA AVALIAÇÃO.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-10-14T19:20:39Z
2021-10-14T19:20:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672979965476864