PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018 |
Resumo: | ESSE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS AOS TUTORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL, COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES. A GESTÃO POR COMPETÊNCIA CONSISTE EM DESENVOLVER OS COLABORADORES POR MEIO DA ADEQUAÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) AOS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA. NO SETOR PÚBLICO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM VIVENCIADO GRANDES MUDANÇAS DE ORDEM PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO. ESSAS MUDANÇAS REFLETEM NAS ATRIBUIÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO BOLSISTAS E NÃO POSSUEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM A INSTITUIÇÃO. TAL REALIDADE DEMANDA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA, CRIATIVA E CONTEXTUALIZADA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS TUTORES. COMO METODOLOGIA, A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NUM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PARA CONHECER EXPERIÊNCIAS DO USO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A TÉCNICA DE COLETA DOS DADOS É UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ESTÁ BASEADA NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 360 GRAUS, PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS HABILIDADES E ATITUDES DOS TUTORES NO SEU CONTEXTO DE ATUAÇÃO, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES, DOCENTES, COORDENADORES DE CURSO E TAMBÉM DOS PRÓPRIOS TUTORES. NESSE TEXTO, VAMOS CONTEXTUALIZAR A APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E APRESENTAR OS RESULTADOS PRELIMINARES DA AVALIAÇÃO. |
id |
Krot_1eae8c127bfbdd0a4453080d4f0a7169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35018 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORESGESTÃO POR COMPETÊNCIASEDUCAÇÃO A DISTÂNCIATUTORIAESSE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS AOS TUTORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL, COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES. A GESTÃO POR COMPETÊNCIA CONSISTE EM DESENVOLVER OS COLABORADORES POR MEIO DA ADEQUAÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) AOS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA. NO SETOR PÚBLICO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM VIVENCIADO GRANDES MUDANÇAS DE ORDEM PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO. ESSAS MUDANÇAS REFLETEM NAS ATRIBUIÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO BOLSISTAS E NÃO POSSUEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM A INSTITUIÇÃO. TAL REALIDADE DEMANDA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA, CRIATIVA E CONTEXTUALIZADA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS TUTORES. COMO METODOLOGIA, A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NUM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PARA CONHECER EXPERIÊNCIAS DO USO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A TÉCNICA DE COLETA DOS DADOS É UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ESTÁ BASEADA NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 360 GRAUS, PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS HABILIDADES E ATITUDES DOS TUTORES NO SEU CONTEXTO DE ATUAÇÃO, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES, DOCENTES, COORDENADORES DE CURSO E TAMBÉM DOS PRÓPRIOS TUTORES. NESSE TEXTO, VAMOS CONTEXTUALIZAR A APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E APRESENTAR OS RESULTADOS PRELIMINARES DA AVALIAÇÃO.ABED2021-10-14T19:20:39Z2021-10-14T19:20:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTOHOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDERporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T15:33:15Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35018Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-11-23T15:33:15falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-11-23T15:33:15Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES |
title |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TUTORIA |
title_short |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES |
title_full |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES |
title_sort |
PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES |
author |
RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO |
author_facet |
RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO HOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDER |
author_role |
author |
author2 |
HOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDER |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIEDNER, DAIANI DAMM TONETTO HOVA, GLAUCIMARA LOPES SCHNEIDER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TUTORIA |
topic |
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TUTORIA |
description |
ESSE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS AOS TUTORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL, COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES. A GESTÃO POR COMPETÊNCIA CONSISTE EM DESENVOLVER OS COLABORADORES POR MEIO DA ADEQUAÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) AOS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA. NO SETOR PÚBLICO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM VIVENCIADO GRANDES MUDANÇAS DE ORDEM PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO. ESSAS MUDANÇAS REFLETEM NAS ATRIBUIÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO BOLSISTAS E NÃO POSSUEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM A INSTITUIÇÃO. TAL REALIDADE DEMANDA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA, CRIATIVA E CONTEXTUALIZADA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS TUTORES. COMO METODOLOGIA, A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NUM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PARA CONHECER EXPERIÊNCIAS DO USO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A TÉCNICA DE COLETA DOS DADOS É UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ESTÁ BASEADA NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 360 GRAUS, PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS HABILIDADES E ATITUDES DOS TUTORES NO SEU CONTEXTO DE ATUAÇÃO, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES, DOCENTES, COORDENADORES DE CURSO E TAMBÉM DOS PRÓPRIOS TUTORES. NESSE TEXTO, VAMOS CONTEXTUALIZAR A APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E APRESENTAR OS RESULTADOS PRELIMINARES DA AVALIAÇÃO. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-10-14T19:20:39Z 2021-10-14T19:20:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672979965476864 |