Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiesen, Juares da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Garcez, Eliane Fioravante, Guimarães, Joice Eloi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867
Resumo: O texto em pauta trata sobre estudos de futuro (ou de prospecção) e das possíveis contribuições desta disciplina para a área da educação. Estudos prospectivos constituem-se como disciplina técnica do campo científico que se sustenta em um amplo arcabouço metodológico utilizado principalmente no planejamento estratégico de organizações do mundo produtivo e inclusive em instituições e sistemas públicos. Como recorte desta complexa temática, o artigo apresenta e discute elementos da relação entre prospecção e educação, tema densamente discutido em atividade de pesquisa e ensino em um Seminário Especial na Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado em 2011. Apoiando-se em autores clássicos do campo da utopia e em autores mais recentes que se dedicam à prospecção de cenários, os autores discutem conceitos de ambos os campos/áreas e incluem, como ilustração, um exercício de prospecção em educação desenvolvido durante as atividades do Seminário. O texto é, pois, um convite para o adensamento do debate sobre uma problemática pouco explorada no campo das políticas públicas em geral e da educação em particular.
id UNESP-15_d654a20cc339665791bc5f0164c38c8d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6867
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuroO texto em pauta trata sobre estudos de futuro (ou de prospecção) e das possíveis contribuições desta disciplina para a área da educação. Estudos prospectivos constituem-se como disciplina técnica do campo científico que se sustenta em um amplo arcabouço metodológico utilizado principalmente no planejamento estratégico de organizações do mundo produtivo e inclusive em instituições e sistemas públicos. Como recorte desta complexa temática, o artigo apresenta e discute elementos da relação entre prospecção e educação, tema densamente discutido em atividade de pesquisa e ensino em um Seminário Especial na Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado em 2011. Apoiando-se em autores clássicos do campo da utopia e em autores mais recentes que se dedicam à prospecção de cenários, os autores discutem conceitos de ambos os campos/áreas e incluem, como ilustração, um exercício de prospecção em educação desenvolvido durante as atividades do Seminário. O texto é, pois, um convite para o adensamento do debate sobre uma problemática pouco explorada no campo das políticas públicas em geral e da educação em particular.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/686710.21723/riaee.v9i1.6867Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 177-193Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 177-1931982-55872446-860610.21723/riaee.v9i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867/4947Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessThiesen, Juares da SilvaGarcez, Eliane FioravanteGuimarães, Joice Eloi2017-11-08T18:51:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6867Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:51:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
title Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
spellingShingle Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
Thiesen, Juares da Silva
title_short Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
title_full Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
title_fullStr Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
title_full_unstemmed Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
title_sort Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
author Thiesen, Juares da Silva
author_facet Thiesen, Juares da Silva
Garcez, Eliane Fioravante
Guimarães, Joice Eloi
author_role author
author2 Garcez, Eliane Fioravante
Guimarães, Joice Eloi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiesen, Juares da Silva
Garcez, Eliane Fioravante
Guimarães, Joice Eloi
description O texto em pauta trata sobre estudos de futuro (ou de prospecção) e das possíveis contribuições desta disciplina para a área da educação. Estudos prospectivos constituem-se como disciplina técnica do campo científico que se sustenta em um amplo arcabouço metodológico utilizado principalmente no planejamento estratégico de organizações do mundo produtivo e inclusive em instituições e sistemas públicos. Como recorte desta complexa temática, o artigo apresenta e discute elementos da relação entre prospecção e educação, tema densamente discutido em atividade de pesquisa e ensino em um Seminário Especial na Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado em 2011. Apoiando-se em autores clássicos do campo da utopia e em autores mais recentes que se dedicam à prospecção de cenários, os autores discutem conceitos de ambos os campos/áreas e incluem, como ilustração, um exercício de prospecção em educação desenvolvido durante as atividades do Seminário. O texto é, pois, um convite para o adensamento do debate sobre uma problemática pouco explorada no campo das políticas públicas em geral e da educação em particular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867
10.21723/riaee.v9i1.6867
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i1.6867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867/4947
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 177-193
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 177-193
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853526941696