Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867 |
Resumo: | O texto em pauta trata sobre estudos de futuro (ou de prospecção) e das possíveis contribuições desta disciplina para a área da educação. Estudos prospectivos constituem-se como disciplina técnica do campo científico que se sustenta em um amplo arcabouço metodológico utilizado principalmente no planejamento estratégico de organizações do mundo produtivo e inclusive em instituições e sistemas públicos. Como recorte desta complexa temática, o artigo apresenta e discute elementos da relação entre prospecção e educação, tema densamente discutido em atividade de pesquisa e ensino em um Seminário Especial na Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado em 2011. Apoiando-se em autores clássicos do campo da utopia e em autores mais recentes que se dedicam à prospecção de cenários, os autores discutem conceitos de ambos os campos/áreas e incluem, como ilustração, um exercício de prospecção em educação desenvolvido durante as atividades do Seminário. O texto é, pois, um convite para o adensamento do debate sobre uma problemática pouco explorada no campo das políticas públicas em geral e da educação em particular. |
id |
UNESP-15_d654a20cc339665791bc5f0164c38c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6867 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuroO texto em pauta trata sobre estudos de futuro (ou de prospecção) e das possíveis contribuições desta disciplina para a área da educação. Estudos prospectivos constituem-se como disciplina técnica do campo científico que se sustenta em um amplo arcabouço metodológico utilizado principalmente no planejamento estratégico de organizações do mundo produtivo e inclusive em instituições e sistemas públicos. Como recorte desta complexa temática, o artigo apresenta e discute elementos da relação entre prospecção e educação, tema densamente discutido em atividade de pesquisa e ensino em um Seminário Especial na Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado em 2011. Apoiando-se em autores clássicos do campo da utopia e em autores mais recentes que se dedicam à prospecção de cenários, os autores discutem conceitos de ambos os campos/áreas e incluem, como ilustração, um exercício de prospecção em educação desenvolvido durante as atividades do Seminário. O texto é, pois, um convite para o adensamento do debate sobre uma problemática pouco explorada no campo das políticas públicas em geral e da educação em particular.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/686710.21723/riaee.v9i1.6867Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 177-193Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 177-1931982-55872446-860610.21723/riaee.v9i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867/4947Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessThiesen, Juares da SilvaGarcez, Eliane FioravanteGuimarães, Joice Eloi2017-11-08T18:51:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6867Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:51:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro |
title |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro |
spellingShingle |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro Thiesen, Juares da Silva |
title_short |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro |
title_full |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro |
title_fullStr |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro |
title_full_unstemmed |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro |
title_sort |
Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro |
author |
Thiesen, Juares da Silva |
author_facet |
Thiesen, Juares da Silva Garcez, Eliane Fioravante Guimarães, Joice Eloi |
author_role |
author |
author2 |
Garcez, Eliane Fioravante Guimarães, Joice Eloi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiesen, Juares da Silva Garcez, Eliane Fioravante Guimarães, Joice Eloi |
description |
O texto em pauta trata sobre estudos de futuro (ou de prospecção) e das possíveis contribuições desta disciplina para a área da educação. Estudos prospectivos constituem-se como disciplina técnica do campo científico que se sustenta em um amplo arcabouço metodológico utilizado principalmente no planejamento estratégico de organizações do mundo produtivo e inclusive em instituições e sistemas públicos. Como recorte desta complexa temática, o artigo apresenta e discute elementos da relação entre prospecção e educação, tema densamente discutido em atividade de pesquisa e ensino em um Seminário Especial na Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado em 2011. Apoiando-se em autores clássicos do campo da utopia e em autores mais recentes que se dedicam à prospecção de cenários, os autores discutem conceitos de ambos os campos/áreas e incluem, como ilustração, um exercício de prospecção em educação desenvolvido durante as atividades do Seminário. O texto é, pois, um convite para o adensamento do debate sobre uma problemática pouco explorada no campo das políticas públicas em geral e da educação em particular. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867 10.21723/riaee.v9i1.6867 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i1.6867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867/4947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 177-193 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 177-193 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853526941696 |