O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borella, Thaís, Castro, Rosane Michelli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6747
Resumo: Apresentam-se, neste artigo, resultados de parte dos estudos voltados para análise e interpretação de aspectos relativos ao desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem. Tais estudos foram realizados em cursos de formação de professores e em grupos de pesquisas que centram suas discussões em aspectos segundo a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, ou escola de Vygotsky e seus seguidores. Nesse sentido, todo o texto pauta-se na formulação de que o desenvolvimento e a apropriação da linguagem são processos histórico-culturais que decorrem da necessidade humana de comunicação e têm origem na atividade vital humana, ou seja, no trabalho socialmente constituído. Ao final, ressaltam-se, centralmente, as relações sociais e a sua importância tanto no desenvolvimento da linguagem quanto no desenvolvimento global do homem, além de considerar o desenvolvimento e a apropriação da linguagem como o ponto central do desenvolvimento humano. Para a realização dos estudos foram utilizados procedimentos da pesquisa bibliográfica, basicamente, de leitura, análise e, ainda que breve, de interpretação, à luz de bibliografia específica.
id UNESP-15_d6d9bedf7f6ebc43bf1b1e91877dc7d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6747
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-culturalApresentam-se, neste artigo, resultados de parte dos estudos voltados para análise e interpretação de aspectos relativos ao desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem. Tais estudos foram realizados em cursos de formação de professores e em grupos de pesquisas que centram suas discussões em aspectos segundo a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, ou escola de Vygotsky e seus seguidores. Nesse sentido, todo o texto pauta-se na formulação de que o desenvolvimento e a apropriação da linguagem são processos histórico-culturais que decorrem da necessidade humana de comunicação e têm origem na atividade vital humana, ou seja, no trabalho socialmente constituído. Ao final, ressaltam-se, centralmente, as relações sociais e a sua importância tanto no desenvolvimento da linguagem quanto no desenvolvimento global do homem, além de considerar o desenvolvimento e a apropriação da linguagem como o ponto central do desenvolvimento humano. Para a realização dos estudos foram utilizados procedimentos da pesquisa bibliográfica, basicamente, de leitura, análise e, ainda que breve, de interpretação, à luz de bibliografia específica.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/674710.21723/riaee.v9i3.6747Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 599-613Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 599-6131982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6747/5301Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClarindo, Cleber Barbosa da SilvaBorella, ThaísCastro, Rosane Michelli de2017-11-08T19:05:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6747Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:17Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
title O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
spellingShingle O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
title_short O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
title_full O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
title_fullStr O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
title_sort O desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem: alguns aspectos, segundo a teoria histórico-cultural
author Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
author_facet Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
Borella, Thaís
Castro, Rosane Michelli de
author_role author
author2 Borella, Thaís
Castro, Rosane Michelli de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
Borella, Thaís
Castro, Rosane Michelli de
description Apresentam-se, neste artigo, resultados de parte dos estudos voltados para análise e interpretação de aspectos relativos ao desenvolvimento da filogênese e da ontogênese da linguagem. Tais estudos foram realizados em cursos de formação de professores e em grupos de pesquisas que centram suas discussões em aspectos segundo a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, ou escola de Vygotsky e seus seguidores. Nesse sentido, todo o texto pauta-se na formulação de que o desenvolvimento e a apropriação da linguagem são processos histórico-culturais que decorrem da necessidade humana de comunicação e têm origem na atividade vital humana, ou seja, no trabalho socialmente constituído. Ao final, ressaltam-se, centralmente, as relações sociais e a sua importância tanto no desenvolvimento da linguagem quanto no desenvolvimento global do homem, além de considerar o desenvolvimento e a apropriação da linguagem como o ponto central do desenvolvimento humano. Para a realização dos estudos foram utilizados procedimentos da pesquisa bibliográfica, basicamente, de leitura, análise e, ainda que breve, de interpretação, à luz de bibliografia específica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6747
10.21723/riaee.v9i3.6747
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6747
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i3.6747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6747/5301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 599-613
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 599-613
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853496532992