Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar as atividades educacionais jesuíticas desenvolvidas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga, localizada no interior da capitania de São Vicente, entre 1554 e 1556: período que contou com a participação direta do jesuíta Manuel da Nóbrega e que compreende as primeiras experiências pedagógicas vivenciadas na constituição daquele núcleo de ensino. Para tanto, a pesquisa voltou-se à análise de cartas escritas por jesuítas, durante o recorte temporal proposto, que relatam as atividades educacionais ministradas inicialmente e as condições sob as quais se desenvolveram a educação e a formação religiosa dos indígenas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. Com o cultivo de um modelo pedagógico indissociável da formação educacional na religião, os jesuítas estruturaram uma cultura escolar que encontrou respaldo nos métodos catequéticos da Companhia. Assim, embora afetado pela precariedade material e pelos infortúnios, o sistema de ensino e de formação religiosa jesuítico da Casa de Meninos fomentou as bases para a fixação de um povoado em São Paulo de Piratininga. |
id |
UNESP-15_ec70eca3e6d84b139ae12a7f2be9bc0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/471 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratiningaEste estudo pretende analisar as atividades educacionais jesuíticas desenvolvidas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga, localizada no interior da capitania de São Vicente, entre 1554 e 1556: período que contou com a participação direta do jesuíta Manuel da Nóbrega e que compreende as primeiras experiências pedagógicas vivenciadas na constituição daquele núcleo de ensino. Para tanto, a pesquisa voltou-se à análise de cartas escritas por jesuítas, durante o recorte temporal proposto, que relatam as atividades educacionais ministradas inicialmente e as condições sob as quais se desenvolveram a educação e a formação religiosa dos indígenas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. Com o cultivo de um modelo pedagógico indissociável da formação educacional na religião, os jesuítas estruturaram uma cultura escolar que encontrou respaldo nos métodos catequéticos da Companhia. Assim, embora afetado pela precariedade material e pelos infortúnios, o sistema de ensino e de formação religiosa jesuítico da Casa de Meninos fomentou as bases para a fixação de um povoado em São Paulo de Piratininga.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/47110.21723/riaee.v2i2.471Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 195-203Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 2 (2007); 195-2031982-55872446-860610.21723/riaee.v2i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471/351Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNarita, Felipe Ziotti2017-11-07T18:32:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/471Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:32:40Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga |
title |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga |
spellingShingle |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga Narita, Felipe Ziotti |
title_short |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga |
title_full |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga |
title_fullStr |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga |
title_full_unstemmed |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga |
title_sort |
Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga |
author |
Narita, Felipe Ziotti |
author_facet |
Narita, Felipe Ziotti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narita, Felipe Ziotti |
description |
Este estudo pretende analisar as atividades educacionais jesuíticas desenvolvidas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga, localizada no interior da capitania de São Vicente, entre 1554 e 1556: período que contou com a participação direta do jesuíta Manuel da Nóbrega e que compreende as primeiras experiências pedagógicas vivenciadas na constituição daquele núcleo de ensino. Para tanto, a pesquisa voltou-se à análise de cartas escritas por jesuítas, durante o recorte temporal proposto, que relatam as atividades educacionais ministradas inicialmente e as condições sob as quais se desenvolveram a educação e a formação religiosa dos indígenas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. Com o cultivo de um modelo pedagógico indissociável da formação educacional na religião, os jesuítas estruturaram uma cultura escolar que encontrou respaldo nos métodos catequéticos da Companhia. Assim, embora afetado pela precariedade material e pelos infortúnios, o sistema de ensino e de formação religiosa jesuítico da Casa de Meninos fomentou as bases para a fixação de um povoado em São Paulo de Piratininga. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471 10.21723/riaee.v2i2.471 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v2i2.471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471/351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 195-203 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 2 (2007); 195-203 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v2i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852191055872 |