Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narita, Felipe Ziotti
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471
Resumo: Este estudo pretende analisar as atividades educacionais jesuíticas desenvolvidas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga, localizada no interior da capitania de São Vicente, entre 1554 e 1556: período que contou com a participação direta do jesuíta Manuel da Nóbrega e que compreende as primeiras experiências pedagógicas vivenciadas na constituição daquele núcleo de ensino. Para tanto, a pesquisa voltou-se à análise de cartas escritas por jesuítas, durante o recorte temporal proposto, que relatam as atividades educacionais ministradas inicialmente e as condições sob as quais se desenvolveram a educação e a formação religiosa dos indígenas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. Com o cultivo de um modelo pedagógico indissociável da formação educacional na religião, os jesuítas estruturaram uma cultura escolar que encontrou respaldo nos métodos catequéticos da Companhia. Assim, embora afetado pela precariedade material e pelos infortúnios, o sistema de ensino e de formação religiosa jesuítico da Casa de Meninos fomentou as bases para a fixação de um povoado em São Paulo de Piratininga.
id UNESP-15_ec70eca3e6d84b139ae12a7f2be9bc0b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/471
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratiningaEste estudo pretende analisar as atividades educacionais jesuíticas desenvolvidas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga, localizada no interior da capitania de São Vicente, entre 1554 e 1556: período que contou com a participação direta do jesuíta Manuel da Nóbrega e que compreende as primeiras experiências pedagógicas vivenciadas na constituição daquele núcleo de ensino. Para tanto, a pesquisa voltou-se à análise de cartas escritas por jesuítas, durante o recorte temporal proposto, que relatam as atividades educacionais ministradas inicialmente e as condições sob as quais se desenvolveram a educação e a formação religiosa dos indígenas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. Com o cultivo de um modelo pedagógico indissociável da formação educacional na religião, os jesuítas estruturaram uma cultura escolar que encontrou respaldo nos métodos catequéticos da Companhia. Assim, embora afetado pela precariedade material e pelos infortúnios, o sistema de ensino e de formação religiosa jesuítico da Casa de Meninos fomentou as bases para a fixação de um povoado em São Paulo de Piratininga.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/47110.21723/riaee.v2i2.471Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 195-203Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 2 (2007); 195-2031982-55872446-860610.21723/riaee.v2i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471/351Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNarita, Felipe Ziotti2017-11-07T18:32:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/471Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:32:40Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
title Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
spellingShingle Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
Narita, Felipe Ziotti
title_short Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
title_full Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
title_fullStr Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
title_full_unstemmed Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
title_sort Experiências educacionais no século xvi: a formação da casa de meninos de são paulo de piratininga
author Narita, Felipe Ziotti
author_facet Narita, Felipe Ziotti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Narita, Felipe Ziotti
description Este estudo pretende analisar as atividades educacionais jesuíticas desenvolvidas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga, localizada no interior da capitania de São Vicente, entre 1554 e 1556: período que contou com a participação direta do jesuíta Manuel da Nóbrega e que compreende as primeiras experiências pedagógicas vivenciadas na constituição daquele núcleo de ensino. Para tanto, a pesquisa voltou-se à análise de cartas escritas por jesuítas, durante o recorte temporal proposto, que relatam as atividades educacionais ministradas inicialmente e as condições sob as quais se desenvolveram a educação e a formação religiosa dos indígenas na Casa de Meninos de São Paulo de Piratininga. Com o cultivo de um modelo pedagógico indissociável da formação educacional na religião, os jesuítas estruturaram uma cultura escolar que encontrou respaldo nos métodos catequéticos da Companhia. Assim, embora afetado pela precariedade material e pelos infortúnios, o sistema de ensino e de formação religiosa jesuítico da Casa de Meninos fomentou as bases para a fixação de um povoado em São Paulo de Piratininga.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471
10.21723/riaee.v2i2.471
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v2i2.471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/471/351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 195-203
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 2 (2007); 195-203
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v2i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852191055872