Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219 |
Resumo: | No Brasil a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) foi contemplada inicialmente na LDB 5692/71 (BRASIL, 1971), enquanto na Espanha o marco inicial se dá a partir do Real Decreto 696/1995 (ESPANHA, 1995), garantindo a esse alunado ao direito a identificação e atendimento. Visando contribuir com as pesquisas desta área, elaboramos o atual panorama brasileiro e espanhol em relação as teses de doutorado sobre AH/SD. Para a realização desta investigação consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Base de datos de Tesis Doctorales. Foram localizadas um total de 70 teses, sendo 20 brasileiras e 50 espanholas. Com base na análise do título, do resumo e das palavras-chaves, elencamos categorias temáticas, sendo que foram predominantes: Identidade, Identificação e Avaliação. A primeira tese brasileira defendida data de 1989, enquanto que na Espanha a primeira tese é de 1990. Em relação ao local de publicação, no Brasil percebemos que há uma predominância em relação as universidades federais, enquanto na Espanha, a Universidade Complutense de Madrid destaca-se em número de publicações. Percebemos que embora o número de publicações tenha aumentado progressivamente, esse ainda figura-se como incipiente frente ao número de publicações de outras áreas e a demanda de trabalho que esses estudantes requerem. |
id |
UNESP-15_f56a90a38fe59b64fde7068c2828a07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8219 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotaçãoNo Brasil a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) foi contemplada inicialmente na LDB 5692/71 (BRASIL, 1971), enquanto na Espanha o marco inicial se dá a partir do Real Decreto 696/1995 (ESPANHA, 1995), garantindo a esse alunado ao direito a identificação e atendimento. Visando contribuir com as pesquisas desta área, elaboramos o atual panorama brasileiro e espanhol em relação as teses de doutorado sobre AH/SD. Para a realização desta investigação consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Base de datos de Tesis Doctorales. Foram localizadas um total de 70 teses, sendo 20 brasileiras e 50 espanholas. Com base na análise do título, do resumo e das palavras-chaves, elencamos categorias temáticas, sendo que foram predominantes: Identidade, Identificação e Avaliação. A primeira tese brasileira defendida data de 1989, enquanto que na Espanha a primeira tese é de 1990. Em relação ao local de publicação, no Brasil percebemos que há uma predominância em relação as universidades federais, enquanto na Espanha, a Universidade Complutense de Madrid destaca-se em número de publicações. Percebemos que embora o número de publicações tenha aumentado progressivamente, esse ainda figura-se como incipiente frente ao número de publicações de outras áreas e a demanda de trabalho que esses estudantes requerem.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/821910.21723/riaee.v10i4.8219Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-1164Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-11641982-55872446-860610.21723/riaee.v10i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219/5575Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedro, Ketilin MayraChacon, Miguel Claudio Moriel2017-11-09T12:19:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8219Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação |
title |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação |
spellingShingle |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação Pedro, Ketilin Mayra |
title_short |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação |
title_full |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação |
title_fullStr |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação |
title_full_unstemmed |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação |
title_sort |
Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação |
author |
Pedro, Ketilin Mayra |
author_facet |
Pedro, Ketilin Mayra Chacon, Miguel Claudio Moriel |
author_role |
author |
author2 |
Chacon, Miguel Claudio Moriel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Ketilin Mayra Chacon, Miguel Claudio Moriel |
description |
No Brasil a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) foi contemplada inicialmente na LDB 5692/71 (BRASIL, 1971), enquanto na Espanha o marco inicial se dá a partir do Real Decreto 696/1995 (ESPANHA, 1995), garantindo a esse alunado ao direito a identificação e atendimento. Visando contribuir com as pesquisas desta área, elaboramos o atual panorama brasileiro e espanhol em relação as teses de doutorado sobre AH/SD. Para a realização desta investigação consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Base de datos de Tesis Doctorales. Foram localizadas um total de 70 teses, sendo 20 brasileiras e 50 espanholas. Com base na análise do título, do resumo e das palavras-chaves, elencamos categorias temáticas, sendo que foram predominantes: Identidade, Identificação e Avaliação. A primeira tese brasileira defendida data de 1989, enquanto que na Espanha a primeira tese é de 1990. Em relação ao local de publicação, no Brasil percebemos que há uma predominância em relação as universidades federais, enquanto na Espanha, a Universidade Complutense de Madrid destaca-se em número de publicações. Percebemos que embora o número de publicações tenha aumentado progressivamente, esse ainda figura-se como incipiente frente ao número de publicações de outras áreas e a demanda de trabalho que esses estudantes requerem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219 10.21723/riaee.v10i4.8219 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i4.8219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219/5575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-1164 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-1164 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854365802496 |