Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Ketilin Mayra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chacon, Miguel Claudio Moriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219
Resumo: No Brasil a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) foi contemplada inicialmente na LDB 5692/71 (BRASIL, 1971), enquanto na Espanha o marco inicial se dá a partir do Real Decreto 696/1995 (ESPANHA, 1995), garantindo a esse alunado ao direito a identificação e atendimento. Visando contribuir com as pesquisas desta área, elaboramos o atual panorama brasileiro e espanhol em relação as teses de doutorado sobre AH/SD. Para a realização desta investigação consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Base de datos de Tesis Doctorales. Foram localizadas um total de 70 teses, sendo 20 brasileiras e 50 espanholas. Com base na análise do título, do resumo e das palavras-chaves, elencamos categorias temáticas, sendo que foram predominantes: Identidade, Identificação e Avaliação. A primeira tese brasileira defendida data de 1989, enquanto que na Espanha a primeira tese é de 1990. Em relação ao local de publicação, no Brasil percebemos que há uma predominância em relação as universidades federais, enquanto na Espanha, a Universidade Complutense de Madrid destaca-se em número de publicações. Percebemos que embora o número de publicações tenha aumentado progressivamente, esse ainda figura-se como incipiente frente ao número de publicações de outras áreas e a demanda de trabalho que esses estudantes requerem.
id UNESP-15_f56a90a38fe59b64fde7068c2828a07f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8219
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotaçãoNo Brasil a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) foi contemplada inicialmente na LDB 5692/71 (BRASIL, 1971), enquanto na Espanha o marco inicial se dá a partir do Real Decreto 696/1995 (ESPANHA, 1995), garantindo a esse alunado ao direito a identificação e atendimento. Visando contribuir com as pesquisas desta área, elaboramos o atual panorama brasileiro e espanhol em relação as teses de doutorado sobre AH/SD. Para a realização desta investigação consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Base de datos de Tesis Doctorales. Foram localizadas um total de 70 teses, sendo 20 brasileiras e 50 espanholas. Com base na análise do título, do resumo e das palavras-chaves, elencamos categorias temáticas, sendo que foram predominantes: Identidade, Identificação e Avaliação. A primeira tese brasileira defendida data de 1989, enquanto que na Espanha a primeira tese é de 1990. Em relação ao local de publicação, no Brasil percebemos que há uma predominância em relação as universidades federais, enquanto na Espanha, a Universidade Complutense de Madrid destaca-se em número de publicações. Percebemos que embora o número de publicações tenha aumentado progressivamente, esse ainda figura-se como incipiente frente ao número de publicações de outras áreas e a demanda de trabalho que esses estudantes requerem.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/821910.21723/riaee.v10i4.8219Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-1164Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-11641982-55872446-860610.21723/riaee.v10i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219/5575Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedro, Ketilin MayraChacon, Miguel Claudio Moriel2017-11-09T12:19:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8219Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
title Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
spellingShingle Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
Pedro, Ketilin Mayra
title_short Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
title_full Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
title_fullStr Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
title_sort Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação
author Pedro, Ketilin Mayra
author_facet Pedro, Ketilin Mayra
Chacon, Miguel Claudio Moriel
author_role author
author2 Chacon, Miguel Claudio Moriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Ketilin Mayra
Chacon, Miguel Claudio Moriel
description No Brasil a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) foi contemplada inicialmente na LDB 5692/71 (BRASIL, 1971), enquanto na Espanha o marco inicial se dá a partir do Real Decreto 696/1995 (ESPANHA, 1995), garantindo a esse alunado ao direito a identificação e atendimento. Visando contribuir com as pesquisas desta área, elaboramos o atual panorama brasileiro e espanhol em relação as teses de doutorado sobre AH/SD. Para a realização desta investigação consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Base de datos de Tesis Doctorales. Foram localizadas um total de 70 teses, sendo 20 brasileiras e 50 espanholas. Com base na análise do título, do resumo e das palavras-chaves, elencamos categorias temáticas, sendo que foram predominantes: Identidade, Identificação e Avaliação. A primeira tese brasileira defendida data de 1989, enquanto que na Espanha a primeira tese é de 1990. Em relação ao local de publicação, no Brasil percebemos que há uma predominância em relação as universidades federais, enquanto na Espanha, a Universidade Complutense de Madrid destaca-se em número de publicações. Percebemos que embora o número de publicações tenha aumentado progressivamente, esse ainda figura-se como incipiente frente ao número de publicações de outras áreas e a demanda de trabalho que esses estudantes requerem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219
10.21723/riaee.v10i4.8219
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i4.8219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219/5575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-1164
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1151-1164
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854365802496