ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Ana Paula de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim, Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318
Resumo: RESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD.
id ABRAPEE-1_c65dc30cabf64ada7eac437e2192ec65
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100318
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRASRevisão de literaturaensino superiorsuperdotadosRESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020193985info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Ana Paula deRodrigues,Olga Maria Piazentin RolimCapellini,Vera Lucia Messias Fialhopor2020-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100318Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
title ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
spellingShingle ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Oliveira,Ana Paula de
Revisão de literatura
ensino superior
superdotados
title_short ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
title_full ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
title_fullStr ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
title_sort ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
author Oliveira,Ana Paula de
author_facet Oliveira,Ana Paula de
Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim
Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
author_role author
author2 Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim
Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Ana Paula de
Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim
Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão de literatura
ensino superior
superdotados
topic Revisão de literatura
ensino superior
superdotados
description RESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020193985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607392219136