Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Neide da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Grando, Beleni Saléte, Passos, Luiz Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332
Resumo: Pesquisamos as culturas populares em interface com a educação escolar para compreender as relações de poder instituída nas práticas educativas que impedem uma práxis voltada ao reconhecimento da diversidade étnico-cultural. Delimitamos experiências exitosas em dois municípios cuja constituição populacional resulta de conflitantes processos de colonização em Mato Grosso. Pautados em pesquisas anteriores nas quais identificamos as outras dinâmicas de poder entre gerações que alimentam a vida coletiva com uma educação marcada no corpo que se sabe, que reza, dança, come e brinca nas festas de santo. Concluímos que o professor não consegue transpor as barreiras do sistema escolar diante de uma realidade inacabada, complexa e dialética, sem uma formação pautada na compreensão da realidade social diversificada e do aprender coletivo.
id UNESP-15_f6c2c0443ef2da7dc6076904b4dc3200
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6332
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escolaPesquisamos as culturas populares em interface com a educação escolar para compreender as relações de poder instituída nas práticas educativas que impedem uma práxis voltada ao reconhecimento da diversidade étnico-cultural. Delimitamos experiências exitosas em dois municípios cuja constituição populacional resulta de conflitantes processos de colonização em Mato Grosso. Pautados em pesquisas anteriores nas quais identificamos as outras dinâmicas de poder entre gerações que alimentam a vida coletiva com uma educação marcada no corpo que se sabe, que reza, dança, come e brinca nas festas de santo. Concluímos que o professor não consegue transpor as barreiras do sistema escolar diante de uma realidade inacabada, complexa e dialética, sem uma formação pautada na compreensão da realidade social diversificada e do aprender coletivo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/633210.21723/riaee.v10i4.6332Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-1277Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-12771982-55872446-860610.21723/riaee.v10i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332/5582Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Neide da SilvaGrando, Beleni SalétePassos, Luiz Augusto2017-11-09T12:19:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6332Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
title Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
spellingShingle Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
Campos, Neide da Silva
title_short Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
title_full Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
title_fullStr Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
title_full_unstemmed Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
title_sort Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
author Campos, Neide da Silva
author_facet Campos, Neide da Silva
Grando, Beleni Saléte
Passos, Luiz Augusto
author_role author
author2 Grando, Beleni Saléte
Passos, Luiz Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Neide da Silva
Grando, Beleni Saléte
Passos, Luiz Augusto
description Pesquisamos as culturas populares em interface com a educação escolar para compreender as relações de poder instituída nas práticas educativas que impedem uma práxis voltada ao reconhecimento da diversidade étnico-cultural. Delimitamos experiências exitosas em dois municípios cuja constituição populacional resulta de conflitantes processos de colonização em Mato Grosso. Pautados em pesquisas anteriores nas quais identificamos as outras dinâmicas de poder entre gerações que alimentam a vida coletiva com uma educação marcada no corpo que se sabe, que reza, dança, come e brinca nas festas de santo. Concluímos que o professor não consegue transpor as barreiras do sistema escolar diante de uma realidade inacabada, complexa e dialética, sem uma formação pautada na compreensão da realidade social diversificada e do aprender coletivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332
10.21723/riaee.v10i4.6332
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i4.6332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332/5582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-1277
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-1277
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853126385664