Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332 |
Resumo: | Pesquisamos as culturas populares em interface com a educação escolar para compreender as relações de poder instituída nas práticas educativas que impedem uma práxis voltada ao reconhecimento da diversidade étnico-cultural. Delimitamos experiências exitosas em dois municípios cuja constituição populacional resulta de conflitantes processos de colonização em Mato Grosso. Pautados em pesquisas anteriores nas quais identificamos as outras dinâmicas de poder entre gerações que alimentam a vida coletiva com uma educação marcada no corpo que se sabe, que reza, dança, come e brinca nas festas de santo. Concluímos que o professor não consegue transpor as barreiras do sistema escolar diante de uma realidade inacabada, complexa e dialética, sem uma formação pautada na compreensão da realidade social diversificada e do aprender coletivo. |
id |
UNESP-15_f6c2c0443ef2da7dc6076904b4dc3200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6332 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escolaPesquisamos as culturas populares em interface com a educação escolar para compreender as relações de poder instituída nas práticas educativas que impedem uma práxis voltada ao reconhecimento da diversidade étnico-cultural. Delimitamos experiências exitosas em dois municípios cuja constituição populacional resulta de conflitantes processos de colonização em Mato Grosso. Pautados em pesquisas anteriores nas quais identificamos as outras dinâmicas de poder entre gerações que alimentam a vida coletiva com uma educação marcada no corpo que se sabe, que reza, dança, come e brinca nas festas de santo. Concluímos que o professor não consegue transpor as barreiras do sistema escolar diante de uma realidade inacabada, complexa e dialética, sem uma formação pautada na compreensão da realidade social diversificada e do aprender coletivo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/633210.21723/riaee.v10i4.6332Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-1277Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-12771982-55872446-860610.21723/riaee.v10i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332/5582Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Neide da SilvaGrando, Beleni SalétePassos, Luiz Augusto2017-11-09T12:19:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6332Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola |
title |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola |
spellingShingle |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola Campos, Neide da Silva |
title_short |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola |
title_full |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola |
title_fullStr |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola |
title_full_unstemmed |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola |
title_sort |
Educação e diversidade: as experiências exitosas que reconhecem os saberes e fazeres da cultura na escola |
author |
Campos, Neide da Silva |
author_facet |
Campos, Neide da Silva Grando, Beleni Saléte Passos, Luiz Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Grando, Beleni Saléte Passos, Luiz Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Neide da Silva Grando, Beleni Saléte Passos, Luiz Augusto |
description |
Pesquisamos as culturas populares em interface com a educação escolar para compreender as relações de poder instituída nas práticas educativas que impedem uma práxis voltada ao reconhecimento da diversidade étnico-cultural. Delimitamos experiências exitosas em dois municípios cuja constituição populacional resulta de conflitantes processos de colonização em Mato Grosso. Pautados em pesquisas anteriores nas quais identificamos as outras dinâmicas de poder entre gerações que alimentam a vida coletiva com uma educação marcada no corpo que se sabe, que reza, dança, come e brinca nas festas de santo. Concluímos que o professor não consegue transpor as barreiras do sistema escolar diante de uma realidade inacabada, complexa e dialética, sem uma formação pautada na compreensão da realidade social diversificada e do aprender coletivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332 10.21723/riaee.v10i4.6332 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i4.6332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6332/5582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-1277 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1261-1277 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853126385664 |