A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garlet, Francieli Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6865
Resumo: O presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, cujo problema central foi discutir as possibilidades que a cultura visual oferece para pensar a utilização da imagem no contexto EaD. A pesquisa, cuja abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, envolveu uma atividade com experimentação da imagem realizada com tutores de cursos de licenciatura da UAB/UFSM e uma reflexão a respeito de uma experiência com utilização da imagem durante o Curso de Especialização em TIC Aplicadas à Educação. Buscou-se também, com base em autores que pensam a cultura visual, como Hernández (2011), Brea (2010) e Dias (2011), tecidas a autores que abordam questões relativas à EaD, Moran (2002), Vilaça (2010) e Primo (2005, 2007), abordar a utilização da imagem neste contexto, a partir de outras possibilidades. Para além da ilustração, a imagem pode ser pensada como um meio de ampliar reflexões sobre conceitos e conteúdos ao mesmo tempo em que contribui para problematização de si e do mundo.
id UNESP-15_fb1926086f25ef49f6ca83edf8810b21
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6865
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visualO presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, cujo problema central foi discutir as possibilidades que a cultura visual oferece para pensar a utilização da imagem no contexto EaD. A pesquisa, cuja abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, envolveu uma atividade com experimentação da imagem realizada com tutores de cursos de licenciatura da UAB/UFSM e uma reflexão a respeito de uma experiência com utilização da imagem durante o Curso de Especialização em TIC Aplicadas à Educação. Buscou-se também, com base em autores que pensam a cultura visual, como Hernández (2011), Brea (2010) e Dias (2011), tecidas a autores que abordam questões relativas à EaD, Moran (2002), Vilaça (2010) e Primo (2005, 2007), abordar a utilização da imagem neste contexto, a partir de outras possibilidades. Para além da ilustração, a imagem pode ser pensada como um meio de ampliar reflexões sobre conceitos e conteúdos ao mesmo tempo em que contribui para problematização de si e do mundo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/686510.21723/riaee.v9i1.6865Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 146-163Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 146-1631982-55872446-860610.21723/riaee.v9i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6865/4946Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarlet, Francieli ReginaMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer2017-11-08T18:51:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6865Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:51:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
title A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
spellingShingle A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
Garlet, Francieli Regina
title_short A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
title_full A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
title_fullStr A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
title_full_unstemmed A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
title_sort A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual
author Garlet, Francieli Regina
author_facet Garlet, Francieli Regina
Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
author_role author
author2 Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garlet, Francieli Regina
Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
description O presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, cujo problema central foi discutir as possibilidades que a cultura visual oferece para pensar a utilização da imagem no contexto EaD. A pesquisa, cuja abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, envolveu uma atividade com experimentação da imagem realizada com tutores de cursos de licenciatura da UAB/UFSM e uma reflexão a respeito de uma experiência com utilização da imagem durante o Curso de Especialização em TIC Aplicadas à Educação. Buscou-se também, com base em autores que pensam a cultura visual, como Hernández (2011), Brea (2010) e Dias (2011), tecidas a autores que abordam questões relativas à EaD, Moran (2002), Vilaça (2010) e Primo (2005, 2007), abordar a utilização da imagem neste contexto, a partir de outras possibilidades. Para além da ilustração, a imagem pode ser pensada como um meio de ampliar reflexões sobre conceitos e conteúdos ao mesmo tempo em que contribui para problematização de si e do mundo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6865
10.21723/riaee.v9i1.6865
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6865
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i1.6865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6865/4946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 146-163
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 146-163
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853523795968