Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lúcia Gracia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217
Resumo: Este estudo tem como objetivo relatar histórias de aprendiz produzidas no âmbito do curso de extensão “Formação de professores: um desafio da contemporaneidade”, desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, e os aspectos formativos presentes nas histórias. A discussão do curso incidia sobre a formação de professores na contemporaneidade e os encontros eram realizados semanalmente. Assim, este trabalho buscou identificar nas histórias de aprendiz narradas, memórias e nessas as experiências formativas nela presente. Para alguns eram apenas histórias, para outros lembranças, aqui mostro que é mais que isso, é formação. A partir da análise das narrativas foi possível perceber como sujeitos mudaram, formaram, viveram. Assim, considero as histórias de aprendiz, narrativas de fragmentos da vida, que possibilita reflexão, que possibilita a autoformação.
id UNESP-15_fea854caae24a239d61ecfb52e5e9731
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6217
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docenteEste estudo tem como objetivo relatar histórias de aprendiz produzidas no âmbito do curso de extensão “Formação de professores: um desafio da contemporaneidade”, desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, e os aspectos formativos presentes nas histórias. A discussão do curso incidia sobre a formação de professores na contemporaneidade e os encontros eram realizados semanalmente. Assim, este trabalho buscou identificar nas histórias de aprendiz narradas, memórias e nessas as experiências formativas nela presente. Para alguns eram apenas histórias, para outros lembranças, aqui mostro que é mais que isso, é formação. A partir da análise das narrativas foi possível perceber como sujeitos mudaram, formaram, viveram. Assim, considero as histórias de aprendiz, narrativas de fragmentos da vida, que possibilita reflexão, que possibilita a autoformação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/621710.21723/riaee.v10i4.6217Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1234-1249Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1234-12491982-55872446-860610.21723/riaee.v10i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217/5580Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcia Gracia2017-11-09T12:19:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6217Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
title Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
spellingShingle Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
Ferreira, Lúcia Gracia
title_short Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
title_full Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
title_fullStr Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
title_full_unstemmed Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
title_sort Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente
author Ferreira, Lúcia Gracia
author_facet Ferreira, Lúcia Gracia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lúcia Gracia
description Este estudo tem como objetivo relatar histórias de aprendiz produzidas no âmbito do curso de extensão “Formação de professores: um desafio da contemporaneidade”, desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, e os aspectos formativos presentes nas histórias. A discussão do curso incidia sobre a formação de professores na contemporaneidade e os encontros eram realizados semanalmente. Assim, este trabalho buscou identificar nas histórias de aprendiz narradas, memórias e nessas as experiências formativas nela presente. Para alguns eram apenas histórias, para outros lembranças, aqui mostro que é mais que isso, é formação. A partir da análise das narrativas foi possível perceber como sujeitos mudaram, formaram, viveram. Assim, considero as histórias de aprendiz, narrativas de fragmentos da vida, que possibilita reflexão, que possibilita a autoformação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217
10.21723/riaee.v10i4.6217
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i4.6217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217/5580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1234-1249
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.4, out./dez. (2015); 1234-1249
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853089685504