A participação do auxiliar em saúde bucal na equipe de saúde e o ambiente odontológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Adriana Oliva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Ligia Prandi da, Saliba,Orlando, Garbin,Artenio José Isper, Moimaz,Suzely Adas Saliba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772012000600001
Resumo: INTRODUÇÃO: A composição da equipe de saúde bucal e as condições sanitárias e ergonômicas no ambiente de trabalho influenciam na qualidade do atendimento odontológico prestado ao paciente. OBJETIVO: Neste estudo observacional e transversal, objetivou-se verificar a participação do auxiliar na equipe odontológica do serviço público, bem como os itens relacionados com a legislação sanitária e a existência e a distribuição dos equipamentos no consultório. MATERIAL E MÉTODO: A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários e observações nos locais de atendimento. Foram entrevistados 75 cirurgiões-dentistas de nove municípios do DRS XV - São José do Rio Preto-SP e avaliados 34 consultórios. RESULTADO: Do total de 75 cirurgiões-dentistas, 21 (28%) trabalhavam sozinhos, sendo seis (29%) em escolas e 15 (71%) em UBS. Dos 34 consultórios, dois (6%) não apresentavam qualquer equipamento de esterilização e, dos que possuíam, a autoclave era o meio mais utilizado, em número de 15 (44%). Dos consultórios analisados, 13 (38%) não possuíam lixeiras do lixo comum e, em 18 (53%), as existentes eram inadequadas. Quanto ao lixo contaminado, em 21 (62%), as lixeiras eram inadequadas e, em dois (6%), ausentes. Ou seja: em apenas 11 (32%), as lixeiras para este tipo de lixo eram adequadas. Notou‑se ainda que 13 (38%) não tinham lavatórios para mãos; em 23 (68%), havia toalheiro de papel; em 20 (59%), saboneteiras adequadas, e o compressor estava instalado dentro dos consultórios em cinco (15%) dos locais de atendimento. Quanto à adequação dos consultórios para o trabalho auxiliado, todos (n = 19) estavam insatisfatórios. CONCLUSÃO: A existência do ASB apresentou-se principalmente nos CEOs e nas Unidades de Saúde da Família por exigência legal e foram encontradas condições sanitárias e ergonômicas inadequadas, sugerindo a necessidade de reorganização no processo de trabalho e de gestão.
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