Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Odontologia da UNESP |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000600005 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Os estágios extramuros buscam a integração do ensino teórico com a vivência prática como uma forma de aprendizagem, permitindo ao estudante conhecer a organização, o planejamento e a gestão dos serviços de saúde da região. OBJETIVO: Verificar, sob a ótica dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a influência que as atividades extramuros do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) exercem em sua formação acadêmica. METODOLOGIA: Estudo exploratório descritivo, com universo amostral de acadêmicos de Odontologia da UFES integrantes e ex-integrantes do PET-Saúde. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e autoaplicados. Na análise quantitativa dos dados, foi utilizado o programa Epinfo 3.5.1. Na análise das respostas abertas, utilizou-se a técnica de análise de categorias, proposta por Bardin. RESULTADO: Dos 33 estagiários e ex-estagiários, 25 participaram do estudo. Destes, 23 consideraram entre bom e ótimo o grau de contribuição do PET-Saúde em sua formação acadêmica. Dentre as contribuições do estágio, foram relatadas: a vivência no SUS/funcionamento do SUS/ESF; o conhecimento da realidade da comunidade; a integração/vivência multiprofissional; o aprendizado clínico, e a realização de procedimentos não realizados na faculdade. CONCLUSÃO: Os acadêmicos compartilham o pensamento de que o estágio contribuiu para que eles tivessem uma formação em saúde mais humanista, integral, crítica e reflexiva, como preconizam as diretrizes curriculares. |
id |
UNESP-16_4bd5bfdd7463192e5fb91d0a0aab2c1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1807-25772013000600005 |
network_acronym_str |
UNESP-16 |
network_name_str |
Revista de Odontologia da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológicaEducação em odontologiasistema único de Saúdeestudantes de odontologiaINTRODUÇÃO: Os estágios extramuros buscam a integração do ensino teórico com a vivência prática como uma forma de aprendizagem, permitindo ao estudante conhecer a organização, o planejamento e a gestão dos serviços de saúde da região. OBJETIVO: Verificar, sob a ótica dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a influência que as atividades extramuros do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) exercem em sua formação acadêmica. METODOLOGIA: Estudo exploratório descritivo, com universo amostral de acadêmicos de Odontologia da UFES integrantes e ex-integrantes do PET-Saúde. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e autoaplicados. Na análise quantitativa dos dados, foi utilizado o programa Epinfo 3.5.1. Na análise das respostas abertas, utilizou-se a técnica de análise de categorias, proposta por Bardin. RESULTADO: Dos 33 estagiários e ex-estagiários, 25 participaram do estudo. Destes, 23 consideraram entre bom e ótimo o grau de contribuição do PET-Saúde em sua formação acadêmica. Dentre as contribuições do estágio, foram relatadas: a vivência no SUS/funcionamento do SUS/ESF; o conhecimento da realidade da comunidade; a integração/vivência multiprofissional; o aprendizado clínico, e a realização de procedimentos não realizados na faculdade. CONCLUSÃO: Os acadêmicos compartilham o pensamento de que o estágio contribuiu para que eles tivessem uma formação em saúde mais humanista, integral, crítica e reflexiva, como preconizam as diretrizes curriculares.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000600005Revista de Odontologia da UNESP v.42 n.6 2013reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1807-25772013000600005info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Karina Tonini dosFerreira,LorenaBatista,Rony de JesusBitencourt,Cássia Teresa FerrãoAraújo,Ricardo PrettiCarvalho,Raquel Baroni depor2013-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772013000600005Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2013-12-13T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica |
title |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica |
spellingShingle |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica Santos,Karina Tonini dos Educação em odontologia sistema único de Saúde estudantes de odontologia |
title_short |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica |
title_full |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica |
title_fullStr |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica |
title_full_unstemmed |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica |
title_sort |
Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica |
author |
Santos,Karina Tonini dos |
author_facet |
Santos,Karina Tonini dos Ferreira,Lorena Batista,Rony de Jesus Bitencourt,Cássia Teresa Ferrão Araújo,Ricardo Pretti Carvalho,Raquel Baroni de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Lorena Batista,Rony de Jesus Bitencourt,Cássia Teresa Ferrão Araújo,Ricardo Pretti Carvalho,Raquel Baroni de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Karina Tonini dos Ferreira,Lorena Batista,Rony de Jesus Bitencourt,Cássia Teresa Ferrão Araújo,Ricardo Pretti Carvalho,Raquel Baroni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia sistema único de Saúde estudantes de odontologia |
topic |
Educação em odontologia sistema único de Saúde estudantes de odontologia |
description |
INTRODUÇÃO: Os estágios extramuros buscam a integração do ensino teórico com a vivência prática como uma forma de aprendizagem, permitindo ao estudante conhecer a organização, o planejamento e a gestão dos serviços de saúde da região. OBJETIVO: Verificar, sob a ótica dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a influência que as atividades extramuros do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) exercem em sua formação acadêmica. METODOLOGIA: Estudo exploratório descritivo, com universo amostral de acadêmicos de Odontologia da UFES integrantes e ex-integrantes do PET-Saúde. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e autoaplicados. Na análise quantitativa dos dados, foi utilizado o programa Epinfo 3.5.1. Na análise das respostas abertas, utilizou-se a técnica de análise de categorias, proposta por Bardin. RESULTADO: Dos 33 estagiários e ex-estagiários, 25 participaram do estudo. Destes, 23 consideraram entre bom e ótimo o grau de contribuição do PET-Saúde em sua formação acadêmica. Dentre as contribuições do estágio, foram relatadas: a vivência no SUS/funcionamento do SUS/ESF; o conhecimento da realidade da comunidade; a integração/vivência multiprofissional; o aprendizado clínico, e a realização de procedimentos não realizados na faculdade. CONCLUSÃO: Os acadêmicos compartilham o pensamento de que o estágio contribuiu para que eles tivessem uma formação em saúde mais humanista, integral, crítica e reflexiva, como preconizam as diretrizes curriculares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000600005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000600005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1807-25772013000600005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Odontologia da UNESP v.42 n.6 2013 reponame:Revista de Odontologia da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de Odontologia da UNESP |
collection |
Revista de Odontologia da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||adriana@foar.unesp.br |
_version_ |
1748958558510120960 |